• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A propósito, onde você quer trabalhar? – Juliane Penteado é Analista de Comunicação Institucional no Centro Administrativo Sicredi

MundoCoop POR MundoCoop
5 de abril de 2023
ARTIGO
Juliane Penteado é Analista de Comunicação Institucional no Centro Administrativo Sicredi

Juliane Penteado é Analista de Comunicação Institucional no Centro Administrativo Sicredi

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Uma tendência que tem relação com o espírito do nosso tempo é a busca por propósito, e com ele a reorganização das prioridades na vida. 

Vivemos uma era que aponta para a geração de significado, na qual ansiamos por deixar um legado, ou melhor, gerar impacto social positivo por meio do trabalho. Pra isso, encontrar uma empresa coerente com nossos valores pessoais passou a importar tanto, ou mais, que remuneração e benefícios.

Junto à orientação por propósito, se destaca o Employer Branding, disciplina que introduziu estratégias de marketing para gerar percepção positiva da marca empregadora.

Cabe esclarecer que a preocupação com marca empregadora não é nova, mas a gestão intencional do tema sim. O conceito de Employer Branding surgiu em 1990 muito ligado ao marketing de recrutamento.  E, hoje, compreende um ecossistema de técnicas para formação de imagem e reputação de uma empresa como empregadora, que é diferente da percepção como instituição ou provedora de produtos e serviços.

Muito embora faça o link entre gestão de pessoas e marketing, o employer branding transcende essas duas áreas, já que zelar pela gestão contínua da reputação é tarefa de todos. Uma vez que os funcionários não são meros representantes da marca, eles são a própria marca, como define Suzie Clavery, autora e criadora do canal Employer Branding Brasil, cada um, invariavelmente, contribui para a construção dessa imagem.

O que um ex-funcionário diz sobre a experiência dele, por exemplo, pode influenciar na visão que o mercado tem sobre organização, e é por isso que a marca deve ser trabalhada de dentro para fora.

A gestão da marca empregadora reúne esforços para a criação de um lugar diferenciado para se trabalhar, respondendo porque pessoas devem permanecer na empresa ou escolher nela ingressar. Mas para que essa proposta de valor seja legítima, nada importa mais que coerência entre discurso e experiências ao longo da jornada seja para colaboradores, seja para demais stakeholders.

Ainda, para a autora, a estratégia deve ser construída com base nos momentos que importam, “no final do dia, tudo é sobre pessoas, é tudo é sobre experiências”.  E assim, em complemento à marca empregadora, surge também o Employee Experience, que é a soma de tudo que o colaborador sente ao longo do seu relacionamento com o empregador, compreendendo todos os pontos de contato da jornada, da atração ao desligamento.

Se essas experiências forem positivas, elas têm o poder de transformar as pessoas em promotores, ajudando a atrair candidatos e clientes, formando um ciclo virtuoso. Se forem negativas, o contrário também acontece.

Por fim, numa época em que não há mais muros entre comunicação interna e externa, e frente à cultura do cancelamento e polarização da sociedade, o employer branding fala mais da conexão com a verdade da empresa, incluindo fortalezas e vulnerabilidades, do que com campanhas de comunicação bem executadas do ponto de vista da publicidade, mas que não refletem a cultura. A empresa não atrai quem ela quer ser. Ela atrai quem ela já é.


Por Juliane Penteado, Analista de Comunicação Institucional no Centro Administrativo Sicredi

Artigo Exclusivo publicado na Revista MundoCoop edição 110

Tags: administrativoanalistaartigocentrocomunicaçãoconteÚdosespeciaisinstitucionaljulianeondepenteadopropósitoquersicreditrabalhar?vocêw
ANTERIOR

Cooperativa está no Top 5 de projeções econômicas do Banco Central pelo sexto ano consecutivo

PRÓXIMA

Qual a fórmula para tornar os negócios incríveis?

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School
ARTIGO

Como tomar decisões assertivas e humanizadas – Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School

20 de agosto de 2025
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures
ARTIGO

A nova ética da inovação: quando lucro e propósito deixam de ser inimigos – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

19 de agosto de 2025
cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
ARTIGO

A “Bola de Cristal Digital” do marketing contemporâneo virou realidade com a IA – Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

14 de agosto de 2025
Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies
ARTIGO

O novo CEO em 2025: Algoritmos, cultura digital e o peso da reinvenção pessoal – Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies

13 de agosto de 2025
Patricia Punder é CEO da Punder Advogados
ARTIGO

ESG não é maquiagem verde, é estratégia com propósito – Patricia Punder é CEO da Punder Advogados

12 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa agroindustrial é destaque nacional em qualidade na área têxtil
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa agroindustrial é destaque nacional em qualidade na área têxtil

21 de agosto de 2025
Novo programa de inovação do Sebrae mobiliza cooperativas da Amazônia Legal
AGRONEGÓCIO

Novo programa de inovação do Sebrae mobiliza cooperativas da Amazônia Legal

21 de agosto de 2025
Sistema OCB/ES e BNDES firmam parceria para levar financiamento às cooperativas do Amazonas
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB/ES e BNDES firmam parceria para levar financiamento às cooperativas do Amazonas

21 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.