• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A propósito, onde você quer trabalhar? – Juliane Penteado é Analista de Comunicação Institucional no Centro Administrativo Sicredi

MundoCoop POR MundoCoop
5 de abril de 2023
ARTIGO
Juliane Penteado é Analista de Comunicação Institucional no Centro Administrativo Sicredi

Juliane Penteado é Analista de Comunicação Institucional no Centro Administrativo Sicredi

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Uma tendência que tem relação com o espírito do nosso tempo é a busca por propósito, e com ele a reorganização das prioridades na vida. 

Vivemos uma era que aponta para a geração de significado, na qual ansiamos por deixar um legado, ou melhor, gerar impacto social positivo por meio do trabalho. Pra isso, encontrar uma empresa coerente com nossos valores pessoais passou a importar tanto, ou mais, que remuneração e benefícios.

Junto à orientação por propósito, se destaca o Employer Branding, disciplina que introduziu estratégias de marketing para gerar percepção positiva da marca empregadora.

Cabe esclarecer que a preocupação com marca empregadora não é nova, mas a gestão intencional do tema sim. O conceito de Employer Branding surgiu em 1990 muito ligado ao marketing de recrutamento.  E, hoje, compreende um ecossistema de técnicas para formação de imagem e reputação de uma empresa como empregadora, que é diferente da percepção como instituição ou provedora de produtos e serviços.

Muito embora faça o link entre gestão de pessoas e marketing, o employer branding transcende essas duas áreas, já que zelar pela gestão contínua da reputação é tarefa de todos. Uma vez que os funcionários não são meros representantes da marca, eles são a própria marca, como define Suzie Clavery, autora e criadora do canal Employer Branding Brasil, cada um, invariavelmente, contribui para a construção dessa imagem.

O que um ex-funcionário diz sobre a experiência dele, por exemplo, pode influenciar na visão que o mercado tem sobre organização, e é por isso que a marca deve ser trabalhada de dentro para fora.

A gestão da marca empregadora reúne esforços para a criação de um lugar diferenciado para se trabalhar, respondendo porque pessoas devem permanecer na empresa ou escolher nela ingressar. Mas para que essa proposta de valor seja legítima, nada importa mais que coerência entre discurso e experiências ao longo da jornada seja para colaboradores, seja para demais stakeholders.

Ainda, para a autora, a estratégia deve ser construída com base nos momentos que importam, “no final do dia, tudo é sobre pessoas, é tudo é sobre experiências”.  E assim, em complemento à marca empregadora, surge também o Employee Experience, que é a soma de tudo que o colaborador sente ao longo do seu relacionamento com o empregador, compreendendo todos os pontos de contato da jornada, da atração ao desligamento.

Se essas experiências forem positivas, elas têm o poder de transformar as pessoas em promotores, ajudando a atrair candidatos e clientes, formando um ciclo virtuoso. Se forem negativas, o contrário também acontece.

Por fim, numa época em que não há mais muros entre comunicação interna e externa, e frente à cultura do cancelamento e polarização da sociedade, o employer branding fala mais da conexão com a verdade da empresa, incluindo fortalezas e vulnerabilidades, do que com campanhas de comunicação bem executadas do ponto de vista da publicidade, mas que não refletem a cultura. A empresa não atrai quem ela quer ser. Ela atrai quem ela já é.


Por Juliane Penteado, Analista de Comunicação Institucional no Centro Administrativo Sicredi

Artigo Exclusivo publicado na Revista MundoCoop edição 110

Tags: administrativoanalistaartigocentrocomunicaçãoconteÚdosespeciaisinstitucionaljulianeondepenteadopropósitoquersicreditrabalhar?vocêw
ANTERIOR

Cooperativa está no Top 5 de projeções econômicas do Banco Central pelo sexto ano consecutivo

PRÓXIMA

Qual a fórmula para tornar os negócios incríveis?

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil
ARTIGO

Liderança com propósito: como transformar estratégias em resultados de alta performance – Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil

14 de novembro de 2025
Ênio Meinen é Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob
ARTIGO

Cooperativismo financeiro brasileiro apresenta soluções sustentáveis na COP30 – Ênio Meinen é Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob

14 de novembro de 2025
Asclepius Ramatiz é Diretor-Presidente da COOPERFORTE
CONTEÚDO DE MARCA

COOPERFORTE: relevância que atravessa gerações – Asclepius Ramatiz é Diretor-Presidente da COOPERFORTE

11 de novembro de 2025
Fernando Lucindo é advogado especialista em direito cooperativo
ARTIGO

Novas Regras de Capital Mínimo: O Que Muda para as Cooperativas de Crédito com a Resolução Conjunta nº 14/2025 – Fernando Lucindo é advogado especialista em direito cooperativo

9 de novembro de 2025
Lenine Marangoni é Diretor de Operações Estratégicas da Coopercompany
ARTIGO

A inteligência artificial sob a ótica do cooperativismo – Lenine Marangoni é Diretor de Operações Estratégicas da Coopercompany

7 de novembro de 2025
Vanderley Cezário é diretor-presidente do Sicoob UniCentro Norte Brasileiro
ARTIGO

Cooperativismo que cresce com propósito – Vanderley Cezário é diretor-presidente do Sicoob UniCentro Norte Brasileiro

3 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooerativa de crédito destaca mulheres e energia limpa entre pautas da COP30
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooerativa de crédito destaca mulheres e energia limpa entre pautas da COP30

15 de novembro de 2025
Cooperativas integram ranking das 200 maiores e melhores empresas no Espírito Santo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas integram ranking das 200 maiores e melhores empresas no Espírito Santo

15 de novembro de 2025
Setor de bioinsumo cresceu quatro vezes desde 2020
AGRONEGÓCIO

Setor de bioinsumo cresceu quatro vezes desde 2020

15 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.