“O cooperativismo agro vai dobrar de tamanho nos próximos dez anos”. Esse foi um dos pontos que José Luiz Tejon, especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop, destacou em participação no ‘Aqui o agro faz sucesso’, para o Terraviva. Repercutindo os pontos principais do painel Top Coopers realizado durante o CoopTalks Agro 4ª Edição, Tejon relembrou o bate papo com Antonio Chavaglia, Presidente da Comigo; Neivor Canton, Diretor Presidente da Aurora Coop; Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus e Dilvo Grolli, Diretor Presidente da Coopavel.
Com um vasto planejamento estratégico que é referência no setor, as cooperativas do setor têm registrado crescimento acima de dois dígítos. Para elas, como Tejon reforça em sua fala, diversos fatores são decisivos, como a gestão e o ESG, grandes pilares desta expansão.
Processo. Foco. Cooperação. Educação. Entre os diversos temas em evidência durante o Top Coopers, o consenso dos presidentes não foi outro: o cooperativismo pode e deve fazer mais. Aumentar resultados e impacto positivo, trabalhando em prol do desenvolvimento das famílias, aumento de renda, conquista da independência financeira e sucesso nos negócios.
Além disso, em sua mensagem Tejon lembra da importância do ecossistema cooperativo, frisando que as cooperativas levam prosperidade através de um trabalho já consolidado e de impacto comprovado. Somado a este cenário, ressaltou que as cooperativas devem sempre moldar a sua atuação em torno da cultura de cada local, trabalhando para destacar e elevar a autoestima dos cooperados, colocando-os no centro das decisões e estratégias.
Confira a seguir os comentários de José Luiz Tejon sobre o painel ‘Top Coopers’, para o Terraviva.
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post