• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

Mundo Coop POR Mundo Coop
2 de maio de 2025
ARTIGO
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Determinar um ‘ponto de partida’ sobre qualquer mudança de comportamento que esteja associada à internet e às novas formas de comunicação é uma tarefa pouco assertiva. Pois o universo digital é vasto, com várias camadas e peculiaridades, e sempre haverá margem para o “isso já era feito antes”, mesmo que esse ‘antes’, até então, fosse pouco conhecido. Mas podemos dizer que, pelo menos a partir de 2010, a consolidação do conceito dos memes e da viralização nas plataformas digitais mudou a forma como as grandes empresas desenvolvem estratégias de marketing para atrair a atenção dos jovens. Àquela altura, boa parte da chamada Geração Z – que normalmente faz referência aos nascidos entre 1997 e 2012 – estava no auge da adolescência ou em transição para essa fase.

Repito: estava! Mas por incrível que pareça, muita gente, incluindo profissionais da comunicação e, mais especificamente, do marketing, ainda não entendeu que essa geração cresceu e se tornou adulta. A primeira leva dos zoomers, como também são conhecidos, já está na casa dos 28 anos, muitos com filhos, responsabilidades profissionais e, em alguns casos, é possível dizer que até com certa estabilidade financeira.

Apesar disso, ainda podemos observar campanhas e ações que insistem em tratar a Geração Z como adolescentes “TikTokers”, descolados e rebeldes. Testemunhamos, então, uma miopia nos planos de comunicação que insistem em reduzir uma geração inteira, composta por milhões e milhões de pessoas, a um único perfil. Não é à toa que essa geração mudou sua relação de consumo com as marcas tradicionais. Falta representação.

Aqui, gostaria de propor aos times de marketing e às agências de publicidade uma maneira mais eficiente de trabalhar: fujam do caricato e do estereótipo. O verdadeiro consumidor da marca de vocês está nas ruas, fora da bolha do escritório. Ele está dentro do ônibus em direção ao trabalho, em pé nas filas dos festivais, correndo no parque, pagando boletos em casa, andando pelos shoppings, tomando cerveja no boteco. A verdadeira conexão de uma marca vem da verdadeira conexão com o seu cliente. Esqueçam a ideia de se conectar com uma geração inteira, busquem os subgrupos e suas necessidades. É ali que está a resposta.

O “instagramável” precisa dar espaço à conexão verdadeira. O emoji forçado e a gíria artificial das marcas que ainda conversam com o perfil fictício da Geração Z são o reflexo da sua falta de profundidade e autenticidade. Em 2025, o marketing que dará certo é aquele que não supõe, mas sim que busca entender de fato o ser humano do outro lado da tela. Alguém de carne e osso, assim como eu e você, que possui problemas, sonhos, aspirações e desejos.

É apenas dessa maneira que as marcas poderão ir além dos cliques e curtidas, e começar a gerar interesse genuíno pelos seus produtos.


Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

ANTERIOR

Cooperativas avançam com iniciativas e aceleram transformação rumo à equidade de gênero

PRÓXIMA

Cooperativa financeira consolida protagonismo no desenvolvimento econômico gaúcho

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

André Beck é COO na WideLabs
ARTIGO

Como a IA vai transformar nossa relação com a tecnologia a partir de uma interface centrada no humano – André Beck é COO na WideLabs

24 de maio de 2025
Vanir Zanatta é Presidente da Ocesc
ARTIGO

Seguros: o novo ramo do cooperativismo – Vanir Zanatta é Presidente da Ocesc

22 de maio de 2025
Elaine Bernardes é diretora de Gente da Leega Consultoria
ARTIGO

A inovação precisa de experiência – Elaine Bernardes é diretora de Gente da Leega Consultoria

21 de maio de 2025
5 10
ARTIGO

Nova Petrópolis, a Cidade do Pertencimento – Luis Claudio Silva é Diretor da MundoCoop

19 de maio de 2025
Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista
ARTIGO

Cooperativismo: nossa “aposta” é na educação – Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista

16 de maio de 2025
marcelo
ARTIGO

País continental: para atender diferentes realidades, ferramentas levam cooperativas de crédito onde pessoas querem dinheiro na mão – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

15 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativas de Enfermagem se destacam pela democratização de serviços
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas de Enfermagem se destacam pela democratização de serviços

25 de maio de 2025
Participação da Geração Z no mercado de trabalho evidencia necessidade da atualização dos modelos de gestão
GESTÃO & NEGÓCIOS

Participação da Geração Z no mercado de trabalho evidencia necessidade da atualização dos modelos de gestão

25 de maio de 2025
Cooperativas investem R$ 1,25 bilhão em usina de biodiesel em Cruz Alta
AGRONEGÓCIO

Cooperativas investem R$ 1,25 bilhão em usina de biodiesel em Cruz Alta

24 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.