• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

Mundo Coop POR Mundo Coop
2 de maio de 2025
ARTIGO
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Determinar um ‘ponto de partida’ sobre qualquer mudança de comportamento que esteja associada à internet e às novas formas de comunicação é uma tarefa pouco assertiva. Pois o universo digital é vasto, com várias camadas e peculiaridades, e sempre haverá margem para o “isso já era feito antes”, mesmo que esse ‘antes’, até então, fosse pouco conhecido. Mas podemos dizer que, pelo menos a partir de 2010, a consolidação do conceito dos memes e da viralização nas plataformas digitais mudou a forma como as grandes empresas desenvolvem estratégias de marketing para atrair a atenção dos jovens. Àquela altura, boa parte da chamada Geração Z – que normalmente faz referência aos nascidos entre 1997 e 2012 – estava no auge da adolescência ou em transição para essa fase.

Repito: estava! Mas por incrível que pareça, muita gente, incluindo profissionais da comunicação e, mais especificamente, do marketing, ainda não entendeu que essa geração cresceu e se tornou adulta. A primeira leva dos zoomers, como também são conhecidos, já está na casa dos 28 anos, muitos com filhos, responsabilidades profissionais e, em alguns casos, é possível dizer que até com certa estabilidade financeira.

Apesar disso, ainda podemos observar campanhas e ações que insistem em tratar a Geração Z como adolescentes “TikTokers”, descolados e rebeldes. Testemunhamos, então, uma miopia nos planos de comunicação que insistem em reduzir uma geração inteira, composta por milhões e milhões de pessoas, a um único perfil. Não é à toa que essa geração mudou sua relação de consumo com as marcas tradicionais. Falta representação.

Aqui, gostaria de propor aos times de marketing e às agências de publicidade uma maneira mais eficiente de trabalhar: fujam do caricato e do estereótipo. O verdadeiro consumidor da marca de vocês está nas ruas, fora da bolha do escritório. Ele está dentro do ônibus em direção ao trabalho, em pé nas filas dos festivais, correndo no parque, pagando boletos em casa, andando pelos shoppings, tomando cerveja no boteco. A verdadeira conexão de uma marca vem da verdadeira conexão com o seu cliente. Esqueçam a ideia de se conectar com uma geração inteira, busquem os subgrupos e suas necessidades. É ali que está a resposta.

O “instagramável” precisa dar espaço à conexão verdadeira. O emoji forçado e a gíria artificial das marcas que ainda conversam com o perfil fictício da Geração Z são o reflexo da sua falta de profundidade e autenticidade. Em 2025, o marketing que dará certo é aquele que não supõe, mas sim que busca entender de fato o ser humano do outro lado da tela. Alguém de carne e osso, assim como eu e você, que possui problemas, sonhos, aspirações e desejos.

É apenas dessa maneira que as marcas poderão ir além dos cliques e curtidas, e começar a gerar interesse genuíno pelos seus produtos.


Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

ANTERIOR

Cooperativas avançam com iniciativas e aceleram transformação rumo à equidade de gênero

PRÓXIMA

Cooperativa financeira consolida protagonismo no desenvolvimento econômico gaúcho

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

fernando
ARTIGO

Cooperativismo: um modelo centenário com propostas para o futuro – Fernando Dall’Agnese é Presidente do Conselho de Administração da SicrediPar

7 de julho de 2025
Ênio Meinen é diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob
ARTIGO

Cooperativismo: a base sólida para um futuro justo e sustentável – Ênio Meinen é diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob

7 de julho de 2025
DOUGLAS HORIZONTAL
ARTIGO

CoopsDay 2025 e MundoCoop 25 anos: unidos pela força do cooperativismo – Douglas Ferreira, diretor da MundoCoop

7 de julho de 2025
Luís Cláudio Silva é diretor da MundoCoop
ARTIGO

Mais que Estrelas: O que a Copa do Mundo de Clubes pode ensinar ao cooperativismo – Luís Cláudio Silva é Diretor da MundoCoop

7 de julho de 2025
Rosalvi Monteagudo é é pesquisadora, escritora e membro da ACI
ARTIGO

O Capital como Meio: Um Chamado à Consciência no Século XXI – Rosalvi Monteagudo é é pesquisadora, escritora e membro da ACI

4 de julho de 2025
Márcio Port é presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste
ARTIGO

Reconhecer que não fazemos nada sozinhos – Márcio Port é Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste

4 de julho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Matt Bland é o novo CEO da Apex
ENTREVISTA

“Com a visão e o investimento certos, as cooperativas de crédito podem estar na vanguarda das finanças inclusivas” – Matt Bland é o novo CEO da Apex

8 de julho de 2025
Cooperativismo jovem europeu reinventa futuro do setor
INTERNACIONAL

Cooperativismo jovem europeu reinventa futuro do setor

8 de julho de 2025
Cooperativismo impulsiona agropecuária no Paraná e vira modelo reconhecido pela ONU
AGRONEGÓCIO

Cooperativismo impulsiona agropecuária no Paraná e vira modelo reconhecido pela ONU

8 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.