• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

Mundo Coop POR Mundo Coop
2 de maio de 2025
ARTIGO
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Determinar um ‘ponto de partida’ sobre qualquer mudança de comportamento que esteja associada à internet e às novas formas de comunicação é uma tarefa pouco assertiva. Pois o universo digital é vasto, com várias camadas e peculiaridades, e sempre haverá margem para o “isso já era feito antes”, mesmo que esse ‘antes’, até então, fosse pouco conhecido. Mas podemos dizer que, pelo menos a partir de 2010, a consolidação do conceito dos memes e da viralização nas plataformas digitais mudou a forma como as grandes empresas desenvolvem estratégias de marketing para atrair a atenção dos jovens. Àquela altura, boa parte da chamada Geração Z – que normalmente faz referência aos nascidos entre 1997 e 2012 – estava no auge da adolescência ou em transição para essa fase.

Repito: estava! Mas por incrível que pareça, muita gente, incluindo profissionais da comunicação e, mais especificamente, do marketing, ainda não entendeu que essa geração cresceu e se tornou adulta. A primeira leva dos zoomers, como também são conhecidos, já está na casa dos 28 anos, muitos com filhos, responsabilidades profissionais e, em alguns casos, é possível dizer que até com certa estabilidade financeira.

Apesar disso, ainda podemos observar campanhas e ações que insistem em tratar a Geração Z como adolescentes “TikTokers”, descolados e rebeldes. Testemunhamos, então, uma miopia nos planos de comunicação que insistem em reduzir uma geração inteira, composta por milhões e milhões de pessoas, a um único perfil. Não é à toa que essa geração mudou sua relação de consumo com as marcas tradicionais. Falta representação.

Aqui, gostaria de propor aos times de marketing e às agências de publicidade uma maneira mais eficiente de trabalhar: fujam do caricato e do estereótipo. O verdadeiro consumidor da marca de vocês está nas ruas, fora da bolha do escritório. Ele está dentro do ônibus em direção ao trabalho, em pé nas filas dos festivais, correndo no parque, pagando boletos em casa, andando pelos shoppings, tomando cerveja no boteco. A verdadeira conexão de uma marca vem da verdadeira conexão com o seu cliente. Esqueçam a ideia de se conectar com uma geração inteira, busquem os subgrupos e suas necessidades. É ali que está a resposta.

O “instagramável” precisa dar espaço à conexão verdadeira. O emoji forçado e a gíria artificial das marcas que ainda conversam com o perfil fictício da Geração Z são o reflexo da sua falta de profundidade e autenticidade. Em 2025, o marketing que dará certo é aquele que não supõe, mas sim que busca entender de fato o ser humano do outro lado da tela. Alguém de carne e osso, assim como eu e você, que possui problemas, sonhos, aspirações e desejos.

É apenas dessa maneira que as marcas poderão ir além dos cliques e curtidas, e começar a gerar interesse genuíno pelos seus produtos.


Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

ANTERIOR

Cooperativas avançam com iniciativas e aceleram transformação rumo à equidade de gênero

PRÓXIMA

Cooperativa financeira consolida protagonismo no desenvolvimento econômico gaúcho

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Vitório Puntel é presidente da Unimed Volta Redonda 
ARTIGO

Por que a ONU escolheu as cooperativas para liderar o futuro? – Vitório Puntel é presidente da Unimed Volta Redonda 

26 de agosto de 2025
Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Como a união de 28 trabalhadores criou um movimento de 1 bilhão de pessoas – Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES

24 de agosto de 2025
Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School
ARTIGO

Como tomar decisões assertivas e humanizadas – Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School

20 de agosto de 2025
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures
ARTIGO

A nova ética da inovação: quando lucro e propósito deixam de ser inimigos – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

19 de agosto de 2025
cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
ARTIGO

A “Bola de Cristal Digital” do marketing contemporâneo virou realidade com a IA – Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

14 de agosto de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa goiana promove concurso cultural nas comunidades de atuação
SOCIAL

Cooperativa goiana promove concurso cultural nas comunidades de atuação

27 de agosto de 2025
Secretário-Geral da ONU reivindica apoio ao crescimento sustentável e ao desenvolvimento das cooperativas
INTERNACIONAL

Secretário-Geral da ONU reivindica apoio ao crescimento sustentável e ao desenvolvimento das cooperativas

27 de agosto de 2025
gestao
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira cria novas soluções para aprimoramento da gestão em eficiência energética

27 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.