A vontade de crescer foi o que uniu um grupo de produtoras rurais da região Norte do Estado de Goiás. Por iniciativa do programa Negócios Coop, do Sistema OCB/GO, foi criado um projeto de fortalecimento das mulheres cooperativistas da agricultura familiar. O nome escolhido para a ação, Mulheres CooperAtivas, é uma referência ao seu objetivo principal que é inserir cooperadas em novas atividades rurais, criando condições e propondo melhorias nos processos cooperativistas.
O projeto piloto começou em fevereiro deste ano, reunindo 28 cooperadas, filhas e netas de cooperados e colaboradoras das cooperativas da agricultura familiar Coopermel- Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte Goiano (Porangatu) e Cooperaçafrão- Cooperativa dos Produtores Rurais de Mara Rosa. A ideia surgiu com a necessidade de fortalecimento da atuação feminina na agricultura familiar, do Núcleo Cooperativo Norte, identificada pela percepção da analista do SESCOOP/GO Izabella Serrano, que atua nas coops da região.
Com apoio do Núcleo Cooperativo Regional Norte e de parceiros, como o Sicredi Celeiro de Uruaçu na área de divulgação, as atividades serão realizadas em seis módulos até o mês de dezembro deste ano. Para as áreas de Formação e Desenvolvimento da OCB/GO e do SESCOOP/GO envolvidas no projeto, além de fortalecer as cooperativas do Norte, o Mulheres CooperAtivas pretende engajar práticas cooperativistas, facilitar o intercâmbio e a troca de saberes, provocar a entrega efetiva de produtos via cooperativa e, para aquelas que já entregam, qualificar e propor ajustes para os processos de produção.
“Queremos engajar as mulheres cooperadas nas práticas cooperativistas e facilitar a inserção do trabalho feminino nos arranjos produtivos de suas cooperativas”, explica Rodolfo Barreto, analista do SESCOOP/GO, que atua como apoio técnico e metodológico, alinhados ao Programa Negócios Coop.
Aprendizado
O primeiro encontro foi realizado, nos últimos 5 e 6 de fevereiro, em Mara Rosa, com 14 mulheres da Cooperaçafrão e 14 da Coopermel. Com a intenção de passar o entendimento coletivo e pertencimento ao projeto nesse primeiro momento, foram abordados os temas: mulheres rurais, vivências e cooperativismo e coletividade impulsionada pelo papel das mulheres na organização. A atividade foi realizada pelo instrutor Andreos Leite, da empresa Nós Soluções Sustentáveis.
Os relatórios técnicos da atividade foram concluídos e servirão como base para o plano de capacitação do segundo módulo, que irá tratar da formação de lideranças profissionais. O foco será no entendimento da identidade cooperativista, com aprendizagem sobre liderança, inserção digital, gestão, produção e produtos, governança, mercado e fomento da intercooperação. Nos módulos seguintes, serão tratados temas transversais com as cooperadas participantes, por meio de workshops e visitas técnicas. Ao final, haverá um seminário sobre o protagonismo das mulheres participantes nas atividades e seus resultados práticos.
“O objetivo é trabalhar de forma específica com esse grupo de mulheres, com resultado na entrega efetiva e com qualidade de produtos via cooperativa. Como é um piloto, a construção de forma coletiva está sendo implantada em cada módulo”, pontua Rodolfo.
Depoimentos
Após a primeira experiência com a formação direcionada às mulheres das cooperativas da agricultura familiar do Norte, as participantes demonstraram um alto nível de engajamento e revelaram que estão motivadas a encontrar novas oportunidades para seus negócios. A equipe da Casa do Cooperativismo Goiano, que acompanhou o módulo inicial, registrou alguns depoimentos que mostram essa realidade. Confira o que disseram algumas das cooperadas da Coopermel e da Cooperaçafrão:
Patricia Aguiar Martins- gerente da Cooperaçafrão
“Hoje foi um dia especial, pois demos o primeiro passo no Projeto Mulheres CooperAtivas. Estamos imensamente felizes e empolgadas com o início dessa jornada, que promete transformar a realidade de muitas mulheres agricultoras familiares. A cada nova etapa, teremos a oportunidade de aprender e crescer em conjunto, adquirindo mais conhecimento sobre liderança, gestão, produção e comercialização. Juntas, seremos protagonistas dessa história, contribuindo ativamente para o fortalecimento de nossa cooperativa e garantindo que nossas vozes sejam ouvidas. Vamos, com determinação e união, construir um futuro mais forte e colaborativo para todas nós, nos empoderando e conquistando novos espaços”
Magna Leles– cooperada da Cooperaçafrão
“É uma oportunidade única que dificilmente teríamos em outro lugar. Estou não só maravilhada, mas surpresa com o tamanho do projeto. Vai ser desafiador, mas quem produz sabe que, desde o momento que se coloca uma semente no chão, dependemos do clima, de Deus, da gente e de uma série de fatores. Não dá para falarmos: eu vou colocar essa semente lá e Deus faz a parte dele, não é assim. Temos que fazer a nossa parte. Acredito muito que vamos ser protagonistas”
Maria Jacy Nolasco– presidente da Coopermel
“Sabemos que o mercado é competitivo, precisamos estar preparados para ele. Temos enfrentado muitos desafios, não tem sido fácil, mas eu acredito muito neste projeto e em cada uma de nós. Sei que juntas vamos conseguir bons resultados”
Guicelma Macedo– cooperada da Coopermel
“Fomos contempladas com uma alavanche de conhecimentos. Estamos, aos poucos, construindo nossa história e contribuindo para um mundo melhor. Temos mais em comum do que imaginávamos e isso faz toda diferença. O cooperativismo é parte de tudo que vivenciamos, é de uma grandeza que, aos poucos, vamos nos apossando e tendo a consciência de que não é sobre só ficar bem, é sobre poder ter condições de fazer o bem”
Fonte: OCB/GO com adaptação da MundoCoop