A Coocacer se prepara para celebrar 30 anos em dezembro e elegeu a data de seu aniversário, 05 de dezembro, como o momento ideal para o lançamento do Projeto Café Sustentável. A iniciativa é uma construção de uma base sólida de educação para sustentabilidade permanente com responsabilidade, fundamentada em cinco eixos: educacional, ambiental, social, econômico e governança. O lançamento acontecerá às 10h, na sede da Fazenda Paraíso Estate Coffee, no distrito de Amanhece, na cidade de Araguari.
Na oportunidade será realizada uma coletiva de imprensa com autoridades políticas e do setor cafeeiro em que também será lançado o primeiro Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, a ser realizado em 2024, em data a ser divulgada durante o evento, diretamente da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, pelo Deputado Federal Zé Vitor, um dos apoiadores do Projeto, bem como do Fórum.
Diante dos efeitos das mudanças climáticas e a urgência de ação, comprova, com as iniciativas, que seu lema: “Pronta para o Futuro” é norteador de suas atitudes, bem como de estratégias cooperativistas para a coletividade, preparando a cadeia do café em seu entorno, organizações e entidades para atividades e ações que garantam a produtividade aliada aos recursos naturais hoje e para as próximas gerações.
Pela sustentabilidade e pelo futuro
O Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação é uma realização do Instituto Café Sustentável e a Coocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região Ltda. A Coocacer, depois de co-idealizar e co-realizar a primeira Abertura da Safra Mineira de Café, em 01 de junho 2023, recebendo mais de 900 pessoas em sua sede em Araguari, agora apresenta a primeira edição no Estado de Minas Gerais de um fórum voltado integralmente para a sustentabilidade no agronegócio aliado com tecnologia e inovação, de forma atenta à demanda mundial.
O evento pretende, em 2024, reunir produtores de todo Brasil, participantes da cadeia produtiva e autoridades do estado e se tornar um dos eventos de destaque no calendário agrícola de Minas Gerais e do Brasil, tendo o café como foco, porém com abrangência em diversas outras atividades do agronegócio de relevância na região em um único evento.
O Projeto Café Sustentável e o Fórum, contam com apoio oficial do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Deputado Federal Zé Vitor; Deputado Estadual Raul Belém; Prefeitura Municipal de Araguari; Prefeitura Municipal de Indianópolis e a Ademinas – Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais. O apoio aos eventos também conta com o envolvimento de várias empresas multinacionais e nacionais, instituições, organizações, veículos de comunicação que, juntos, formam a Aliança pelo Café Sustentável.
Capital do Café Sustentável
O deputado Zé Vitor apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei para conferir a Araguari o título oficial de Capital do Café Sustentável (PL 5022/23). Além de se destacar pela quantidade de fazendas certificadas com boas práticas agrícolas, o município tem o maior percentual de área irrigada do Brasil em proporção à área plantada: um total de 99%.
Além disso, a produção do café no município se dá em meio a um ambiente de estímulo ao uso de novas tecnologias e inovação constante, aliada ao respeito à legislação ambiental e boas práticas de sustentabilidade permanentes.
Fonte: ASCOM Coocacer Araguari
Discussão sobre post