O convênio entre o Sistema OCB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) avançou mais uma etapa. Com apoio das Unidades Estaduais do Sistema OCB, o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), direcionado ao cooperativismo, iniciará em outubro os atendimentos para 50 cooperativas com potencial de exportação. O Peiex Coop capacitará as coops do agro que atuam na produção de cafés especiais, frutas frescas, lácteos, meles e proteína animal.
Na última quinta-feira (21), em reunião virtual, foi apresentada às Unidades Estaduais, a equipe que fará os atendimentos e foram definidos o cronograma e como serão feitos os contatos com as cooperativas. A gerente geral do Sistema OCB, Fabiola Nader Motta, destacou a importância do convênio para a promoção dos produtos brasileiros no mercado exterior.
“Promover nossas cooperativas internacionalmente é uma das metas de promoção do Sistema e esse projeto reflete a nossa missão. A Apex percebeu a importância do cooperativismo para o setor agro brasileiro e temos juntos essa missão de levar mais produtos coops para as prateleiras do mundo. Com o conhecimento da atuação na ponta das unidades estaduais e a experiência em exportações da Apex todos ganham”, frisou Fabiola.
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para que as coops iniciem seus processos de exportação de forma planejada e segura. Desta forma, cada cooperativa vai aumentar sua competitividade exportadora, ofertar produtos de qualidade e utilizar modernas ferramentas de gestão de negócios. O atendimento gratuito e online será feito pelo Núcleo do PEIEX COOP, que conta com consultores especializados que farão os atendimentos às cooperativas.
COOPS EXPORTADORAS
Nos últimos quatro anos, a presença das cooperativas nas exportações brasileiras, independente do seu porte, tem se mantido estável. No ano de 2020, 305 (6,26%) das 4.868 coops exportaram. O Ramo Agro tem destaque porque foi responsável por 6,2% dessas exportações, somando 301 cooperativas. A iniciativa do Peiex Coop pretende ampliar o número de coops exportadoras.
OCB E APEX-BRASIL
Em novembro de 2020, foi assinado o acordo de cooperação técnica entre as duas entidades para promover o intercâmbio de informações, a promoção comercial e a qualificação das cooperativas do agronegócio para a exportação. Em 2021, assinaram o Convênio de Cooperação Técnica e Financeira e, por meio deste instrumento, a OCB passou a ser a entidade executora do PEIEX.
Fonte: Conexão Coop
Discussão sobre post