Assentados, indígenas e moradores de comunidades tradicionais do município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, estão recebendo assistência técnica para a criação de cooperativa com o auxílio de professores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). A autarquia, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está ofertando curso de cooperativismo por meio do projeto IFMS na Comunidade, capacitando agricultores para aquisição de autonomia financeira e fortalecimento das suas comunidades.

Os alunos são do Assentamento Bandeirantes e, por meio do projeto que começou há dois anos, também já implementaram a criação de pescado em tanques e o cultivo de hortaliças em estufas hidropônicas. Ao final do curso, o grupo criará uma cooperativa para facilitar a venda da produção, que dependia de atravessadores para a comercialização.
“É muito importante esse curso para as comunidades indígenas e assentamentos, para que a gente possa montar a cooperativa e consiga comercializar o que produz. Isso tornará mais fácil e viável o escoamento dos nossos produtos”, disse o estudante Joeldo de Oliveira.
A qualificação profissional é oferecida de forma presencial uma vez por mês e tem quatro módulos teórico-práticos, que abordam desde os fundamentos da economia solidária até a criação e o registro formal de uma cooperativa. O curso segue até junho e abrange elaboração de estatuto, coleta de documentos e registro junto aos órgãos competentes. A previsão é que, ao término do curso, os participantes tenham a própria cooperativa formalizada, pronta para operar no mercado.

Arranjos produtivos
Em todas as regiões do país, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem trabalhado com a comunidade a fim de estimular o desenvolvimento regional. Ofertando diversos cursos da educação profissional e tecnológica (EPT) para agricultores, assentados, indígenas e outros grupos minoritários em regiões mais vulneráveis, os Institutos Federais (IFs) desempenham um papel fundamental no fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), movimentando a economia e capacitando pessoas com uma educação técnica gratuita e de qualidade.
Fonte: Governo do Brasil