O potencial e os desafios para o fortalecimento do Sistema Cooperar de cooperativas e outras entidades com foco no crescimento da agricultura familiar, no desenvolvimento local e regional, pautou o intercâmbio entre diversas cooperativas e entidades de Erechim e de cooperativas convidadas das cidades catarinenses de Seara e Chapecó. O encontro foi realizado em Erechim, na sexta-feira (20/10), na Cantina Slongo. Os participantes foram recepcionados com um café colonial.
Da região de Erechim, participaram as cooperativas e entidades Nossa Terra, Cecafes, Cooperfamília, Coopturismo, Cresol, Emater/RS-Ascar, por meio da Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP/Erechim), as universidades Regional Integrada (URI) – campus Erechim) e Uergs, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, Sutraf, Capa, Unicafes Cetap/Ecoterra. Participaram como convidadas as entidades catarinenses Crediseara, Apaco, Ucaf, Coopafas, Cooperativa Central Sabor Colonial, Sintraf e Epagri.
A qualificação da gestão das cooperativas, ações de intercooperações, parcerias, produção agroecológica, mercados institucionais, políticas públicas, em um contexto que visa o desenvolvimento e compromissos com a agricultura familiar foram expostos pelos representantes das cooperativas e entidades participantes. A Emater/RS-Ascar, por meio da UCP/Erechim, elencou um conjunto de ações realizadas pela Instituição que integram o Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS), dentre elas capacitações de gestores, encontros de fomento à intercooperação, intercâmbios, eventos de articulação de políticas públicas do PNAE/PAA, seminários e mercados institucionais. Também foram expostas ações voltadas às agroindústrias, entre outras atividades de diversificação dos sistemas produtivos, como propostas para o desenvolvimento da região do Alto Uruguai. Assim como foram destacadas medidas voltadas para as agroindústrias que integram o Programa PEAF. Um grupo da cooperativa de crédito – Crediseara – expôs o trabalho “ATER: Ferramenta para o desenvolvimento do território de abrangência da entidade”, relatando a governança, parcerias e potencialização do trabalho naquela região.
Os representantes das cooperativas e entidades participantes manifestaram a importância de discutir a essência teórica e prática do cooperativismo, o intercâmbio das cooperativas em interesses comuns, e de que forma a cooperação pode ser fortalecida e ampliada para o desenvolvimento local e regional.
A Emater/RS-Ascar foi uma das organizadoras do evento. O cooperativismo é uma das ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
Fonte: Jornal Boa Vista
Discussão sobre post