O Governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou, na última quinta-feira (3), na B3, em São Paulo, um projeto inédito no Brasil para o financiamento do agronegócio. O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro é o primeiro instrumento do gênero voltado ao setor criado por um Estado e deve alavancar aproximadamente dois bilhões de reais para financiar a expansão das atividades de produtores agrícolas vinculados a cooperativas e empresas integradoras no Paraná. Segundo o governador, o Fundo Agro Paraná será focado na oferta de crédito para melhorias e ampliações.
Ratinho Junior também esclareceu que os aportes do Governo do Estado por meio da Fomento Paraná buscam equalizar os juros dos futuros financiamentos, e que toda a gestão do fundo será privada.
O Presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, ressaltou o pioneirismo estadual com essa iniciativa.
A gestão será feita pela Suno Asset, escolhida por meio de chamada pública. Pertencente ao Grupo Suno, a gestora possui mais de um bilhão e 500 milhões sob gestão dela, sendo mais de 500 milhões investidos no agronegócio. Segundo Cláudio Stabile, depois da consolidação do Fundo, diversas outras cooperativas e integradoras podem ser atendidas.
Fonte: Sistema Ocepar com adaptações da MundoCoop