Com um impacto ambiental consolidado, responsável pela recuperação de mais de 1.000 nascentes e pelo reflorestamento de 395 hectares, a Fundação Coopercitrus Credicitrus (FCC) é o ponto de referência em ações práticas de sustentabilidade na Coopercitrus Expo 2025. O evento, que acontece de 21 a 25 de julho, contará com um estande exclusivo da FCC para apresentar seus projetos e cursos desenvolvidos em parceria com mais de 40 instituições para atender às novas demandas do setor.
A proposta do espaço é mostrar, na prática, como o investimento em meio ambiente e em educação se traduz em mais eficiência e rentabilidade para a propriedade rural.
Os visitantes poderão conhecer os detalhes e os benefícios diretos de programas de referência no setor:
- Projeto Cooper Nascentes: Responsável pela recuperação de mais de 1.000 nascentes em 107 propriedades rurais. Na prática, a ação resulta em um aporte hídrico adicional de 11,9 milhões de litros de água por dia, aumentando a segurança hídrica para a produção.
- Projeto Cooper Semear: Já restaurou 395 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), o equivalente a mais de 550 campos de futebol, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema e a saúde do solo nas áreas de produção.
Durante a Expo, os visitantes também podem conhecer o viveiro da Fundação, que comercializa mudas nativas e, mais recentemente, também variedades frutíferas, atendendo à demanda de produtores que buscam diversificação.
O estande da Fundação é como um ponto de consulta para os produtores. “Queremos que o produtor saia do nosso estande com um plano. Seja o passo a passo para recuperar uma nascente em sua terra, seja o entendimento de como a análise de dados pode reduzir seus custos com insumos. Nossa equipe está aqui para traduzir esses projetos em ações práticas para cada realidade”, convida Bassi.
No pilar da educação, o foco está em formar profissionais para os desafios atuais do setor, em parceria com instituições como Fatec e Etec:
- Curso Superior de Tecnologia em Big Data no Agronegócio
- Cursos Técnicos em Agronegócios e em Manutenção de Máquinas Pesadas
Também serão divulgados os cursos realizados em parceria com o Senar, como os de operação e manutenção de máquinas agrícolas e o voltado à segurança no trabalho rural (NR-31). Outro destaque é o Empretec Rural, promovido em parceria com o Sebrae, que oferece capacitação empreendedora voltada a produtores de todos os perfis — desde agricultores familiares até grandes usinas.
“A ideia é mostrar na prática como a tecnologia pode trazer ganhos reais ao agronegócio, ajudando o produtor a integrar dados, tomar decisões mais eficientes e alcançar maior rentabilidade”, explica Boris Wiazowski, head de sustentabilidade da Fundação Coopercitrus. “Queremos oferecer soluções educacionais que sirvam tanto para quem está começando quanto para grandes grupos do setor. A formação é um diferencial competitivo e uma ferramenta de transformação social no campo”, reforça Wiazowski.
Na Coopercitrus Expo 2025 os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto os plots de demonstração de tecnologia dos parceiros. Nesses campos experimentais, os produtores podem observar a performance de diversos tratamentos agrícolas e sistemas de irrigação em condições reais. Um “trenzinho” está disponível para facilitar o acesso e a visitação a essas áreas, permitindo que os cooperados e demais interessados avaliem o desempenho das tecnologias e soluções oferecidas pelas empresas parceiras.
As iniciativas da FCC são fruto da parceria com mais de 40 instituições, demonstrando como a união entre preservação ambiental, educação de ponta e pesquisa agronômica gera resultados concretos para o produtor e para a comunidade.
Fonte: Coopercitrus com adaptações da MundoCoop