• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas integram marca que estimula a alimentação agroecológica

MundoCoop POR MundoCoop
4 de janeiro de 2024
AGRONEGÓCIO
Cooperativas integram rede de estímulo à alimentação agroecológica

Cooperativas integram rede de estímulo à alimentação agroecológica

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Lançada oficialmente no mercado há um ano e meio, a marca Raízes do Campo é uma empresa cujo propósito é tornar a alimentação brasileira mais agroecológica, ou seja, com alimentos de verdade. O negócio, entretanto, existe há três anos e foi idealizado pela empreendedora Carla Guindani, que desde o início tem Andreia Matheus como sócia.

Atualmente, 1.549 famílias do campo estão envolvidas no cultivo dos alimentos transformados em produtos naturais e não transgênicos que a Raízes do Campo leva para a mesa dos consumidores. Integram a lista itens como suco, arroz, feijão, chocolate, açúcar mascavo e café. Até o segundo semestre de 2024, a ideia é ampliar a categoria cafeeira e investir na de mel. O modelo de negócio envolve mais de 1,5 mil famílias e 8 cooperativas, com presença em sete estados brasileiros.

Como lembra Carla Guindani, no ano passado, a marca trabalhava com 664 famílias, número que dobrou com a expansão dos negócios, que nasceu com a proposta de investir na estruturação de cadeias produtivas e representar marcas de cooperativas de agricultura familiar.

A Raízes do Campo atua em São Paulo (seu maior território), no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Distrito Federal. São aproximadamente 500 pontos de vendas, incluindo clientes grandes, como Sam’s Club, Quitanda, Empório Frutaria, Varanda, HortiSabor, Guanabara, Armazém do Campo, Nutrimaster, entre outros.

Também está em plataformas digitais, dentre elas Orgânicos Inbox, Raizs e Inventa. Recentemente, foi iniciada a venda online por meio do Mercado Livre e do Mercado Shops. Para o próximo ano, a expectativa é oferecer os produtos no grupo Carrefour, algo que já está em negociação. “Estamos focados em construir uma presença sólida no segmento dos saudáveis”, frisa Guindani.

Números crescentes

A Raízes do Campo nasceu para fazer a ponte entre os produtores e os consumidores. Para tanto, trabalha para a construção e desenvolvimento da marca, que traz em sua essência a história de cada família envolvida no processo.

Outro ponto é a existência de um time focado em inovação, com o objetivo de agregar valor à cadeia produtiva. Já o time comercial volta-se ao desenvolvimento de estratégias para disponibilizar ao consumidor o acesso a alimentos saudáveis.

“A Raízes do Campo compra a produção das cooperativas dentro de uma política de preço justo, que é desenvolvida em conjunto com cada uma das cooperativas envolvidas”, informa a idealizadora. As oito que atuam ao lado da marca são as mineiras Coopfam e Camponesa; a paranaense Copavi; as sul-riograndenses Terra Livre, Coopan e Monte Vêneto; a baiana Bahia Cacau e a catarinense Coopercontestado.

De acordo com Guindani, para se tornarem parceiras da Raízes do Campo, as cooperativas são avaliadas com base em três pilares: ambiental, econômico e sociocultural. Depois, estabelecem-se pontos de melhoria e ação para a evolução de cada um desses pontos.

A Raízes do Campo não abre valores de investimentos. No início de dezembro, a previsão era fechar 2023 com receita de R$ 6 milhões. “Temos expectativa de dobrar o faturamento e vender R$ 12 milhões em 2024”, revela a fundadora. Para o ano que vem, os planos são focar e investir no segmento de vendas online, aumentar o portfólio de produtos e abrir uma loja física.

img 1 3
Produtos da Raízes do Campo — Foto: Divulgação

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Tags: agroecológicaagronegÓcioalimentaçãocooperativasestimulaestímulointegrammarcaque
ANTERIOR

Cooperativa lança Fábrica de Inovação para impulsionar a cultura inovadora

PRÓXIMA

Campanha Cesta de Amor da Sicredi Centro-Sul MS/BA e parceiros arrecada mais de 8 mil cestas básicas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Novo rearranjo da exportação de café é liderado pelo Brasil e isso está na mão das cooperativas
AGRONEGÓCIO

Novo rearranjo da exportação de café é liderado pelo Brasil e isso está na mão das cooperativas

11 de agosto de 2025
Cooperativas agro do Paraná trocam experiências sobre diversificação produtiva
AGRONEGÓCIO

Cooperativas agro do Paraná trocam experiências sobre diversificação produtiva

6 de agosto de 2025
Cooperativa financeira reforça papel estratégico no apoio ao agricultor gaúcho
AGRONEGÓCIO

Cooperativa financeira reforça papel estratégico no apoio ao agricultor gaúcho

5 de agosto de 2025
Cooperativas baianas impulsionam produção de cerveja artesanal no estado
AGRONEGÓCIO

Cooperativas baianas impulsionam produção de cerveja artesanal no estado

4 de agosto de 2025
Agro ganha protagonismo rumo à COP30 na Assembleia da CAF
AGRONEGÓCIO

Agro ganha protagonismo rumo à COP30 na Assembleia da CAF

4 de agosto de 2025
Frisia
AGRONEGÓCIO

Cooperativa pecuária inaugura exposição “Cooperativismo: um século de história no Paraná”

3 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria da Fezenda do Paraná lança painel interativo para monitoramento do comércio exterior
ECONOMIA & FINANÇAS

Secretaria da Fezenda do Paraná lança painel interativo para monitoramento do comércio exterior

12 de agosto de 2025
Patricia Punder é CEO da Punder Advogados
ARTIGO

ESG não é maquiagem verde, é estratégia com propósito – Patricia Punder é CEO da Punder Advogados

12 de agosto de 2025
Cooperativa financeira leva teatro de educação financeira para alunos da rede pública de Capivari e Cerquilho (SP)
SOCIAL

Cooperativa financeira leva teatro de educação financeira para alunos da rede pública de Capivari e Cerquilho (SP)

12 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.