• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas integram marca que estimula a alimentação agroecológica

MundoCoop POR MundoCoop
4 de janeiro de 2024
AGRONEGÓCIO
Cooperativas integram rede de estímulo à alimentação agroecológica

Cooperativas integram rede de estímulo à alimentação agroecológica

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Lançada oficialmente no mercado há um ano e meio, a marca Raízes do Campo é uma empresa cujo propósito é tornar a alimentação brasileira mais agroecológica, ou seja, com alimentos de verdade. O negócio, entretanto, existe há três anos e foi idealizado pela empreendedora Carla Guindani, que desde o início tem Andreia Matheus como sócia.

Atualmente, 1.549 famílias do campo estão envolvidas no cultivo dos alimentos transformados em produtos naturais e não transgênicos que a Raízes do Campo leva para a mesa dos consumidores. Integram a lista itens como suco, arroz, feijão, chocolate, açúcar mascavo e café. Até o segundo semestre de 2024, a ideia é ampliar a categoria cafeeira e investir na de mel. O modelo de negócio envolve mais de 1,5 mil famílias e 8 cooperativas, com presença em sete estados brasileiros.

Como lembra Carla Guindani, no ano passado, a marca trabalhava com 664 famílias, número que dobrou com a expansão dos negócios, que nasceu com a proposta de investir na estruturação de cadeias produtivas e representar marcas de cooperativas de agricultura familiar.

A Raízes do Campo atua em São Paulo (seu maior território), no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Distrito Federal. São aproximadamente 500 pontos de vendas, incluindo clientes grandes, como Sam’s Club, Quitanda, Empório Frutaria, Varanda, HortiSabor, Guanabara, Armazém do Campo, Nutrimaster, entre outros.

Também está em plataformas digitais, dentre elas Orgânicos Inbox, Raizs e Inventa. Recentemente, foi iniciada a venda online por meio do Mercado Livre e do Mercado Shops. Para o próximo ano, a expectativa é oferecer os produtos no grupo Carrefour, algo que já está em negociação. “Estamos focados em construir uma presença sólida no segmento dos saudáveis”, frisa Guindani.

Números crescentes

A Raízes do Campo nasceu para fazer a ponte entre os produtores e os consumidores. Para tanto, trabalha para a construção e desenvolvimento da marca, que traz em sua essência a história de cada família envolvida no processo.

Outro ponto é a existência de um time focado em inovação, com o objetivo de agregar valor à cadeia produtiva. Já o time comercial volta-se ao desenvolvimento de estratégias para disponibilizar ao consumidor o acesso a alimentos saudáveis.

“A Raízes do Campo compra a produção das cooperativas dentro de uma política de preço justo, que é desenvolvida em conjunto com cada uma das cooperativas envolvidas”, informa a idealizadora. As oito que atuam ao lado da marca são as mineiras Coopfam e Camponesa; a paranaense Copavi; as sul-riograndenses Terra Livre, Coopan e Monte Vêneto; a baiana Bahia Cacau e a catarinense Coopercontestado.

De acordo com Guindani, para se tornarem parceiras da Raízes do Campo, as cooperativas são avaliadas com base em três pilares: ambiental, econômico e sociocultural. Depois, estabelecem-se pontos de melhoria e ação para a evolução de cada um desses pontos.

A Raízes do Campo não abre valores de investimentos. No início de dezembro, a previsão era fechar 2023 com receita de R$ 6 milhões. “Temos expectativa de dobrar o faturamento e vender R$ 12 milhões em 2024”, revela a fundadora. Para o ano que vem, os planos são focar e investir no segmento de vendas online, aumentar o portfólio de produtos e abrir uma loja física.

img 1 3
Produtos da Raízes do Campo — Foto: Divulgação

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Tags: agroecológicaagronegÓcioalimentaçãocooperativasestimulaestímulointegrammarcaque
ANTERIOR

Cooperativa lança Fábrica de Inovação para impulsionar a cultura inovadora

PRÓXIMA

Campanha Cesta de Amor da Sicredi Centro-Sul MS/BA e parceiros arrecada mais de 8 mil cestas básicas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

2º Fórum Bioinsumos no Agro apontará caminhos para Brasil ampliar mercado biológicos, que deve atingir US$ 30 bilhões no mundo até 2030
AGRONEGÓCIO

2º Fórum Bioinsumos no Agro apontará caminhos para Brasil ampliar mercado biológicos, que deve atingir US$ 30 bilhões no mundo até 2030

15 de setembro de 2025
Cooperativas agro e financeiras promovem intercooperação em atividade para apresentar industrialização de moinho
AGRONEGÓCIO

Cooperativas agro e financeira promovem intercooperação em atividade para apresentar industrialização de moinho

15 de setembro de 2025
Banco Central autoriza cooperativas a captar poupança rural e ampliar crédito no campo
AGRONEGÓCIO

Banco Central autoriza cooperativas a captar poupança rural e ampliar crédito no campo

15 de setembro de 2025
Cooperativa financeira injeta R$ 5,2 bilhões no Plano Safra em meio a safra recorde de grãos no Brasil
AGRONEGÓCIO

Cooperativa financeira injeta R$ 5,2 bilhões no Plano Safra em meio a safra recorde de grãos no Brasil

14 de setembro de 2025
Brasil Paraguai
AGRONEGÓCIO

Agroindustrialização e infraestrutura podem render parcerias entre cooperativas do Paraná e Paraguai

12 de setembro de 2025
Cooperativa investe no fortalecimento do plantio de mamona como alternativa para o biodiesel em AL
AGRONEGÓCIO

Cooperativa investe no fortalecimento do plantio de mamona como alternativa para o biodiesel em AL

11 de setembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens brasileiros seguem tendência mundial e lideram renovação do cooperativismo
DESTAQUES

Jovens brasileiros seguem tendência mundial e lideram renovação do cooperativismo

15 de setembro de 2025
Espetáculo teatral reúne agricultores em reflexão sobre cooperativismo no sul da Bahia
SOCIAL

Espetáculo teatral reúne agricultores em reflexão sobre cooperativismo no sul da Bahia

15 de setembro de 2025
Cooperativas da Bahia apresentam resultados de impacto em missão do Banco Mundial
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas da Bahia apresentam resultados de impacto em missão do Banco Mundial

15 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.