Representantes de três cooperativas goianas – Central Rede, Complem e Comiva – reuniram-se com executivos do Porto do Açu, localizado no Rio de Janeiro, para discutir oportunidades de expansão no mercado internacional. O encontro, realizado no Edifício Goiás Cooperativo, nesta terça-feira (8), foi intermediado pelo Sistema OCB/GO e contou com o apoio da Adial.
Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, destacou a importância da iniciativa. “Essa reunião faz parte de nosso esforço para aproximar as cooperativas do agro dos portos e ampliar o acesso ao mercado internacional. Queremos estimular principalmente as que ainda não exportam, agregando valor e divisas”, disse.
O Porto do Açu, maior complexo portuário e industrial privado da América Latina, apresentou suas instalações e possibilidades logísticas para as cooperativas. O objetivo é facilitar o escoamento da produção agropecuária de Goiás para o exterior.
Sérgio Penido, presidente da Complem, avaliou positivamente o diálogo. “A conversa foi animadora e pode abrir caminhos, especialmente para as médias cooperativas. Vamos continuar os estudos para oferecer aos nossos cooperados a chance de levar seus produtos para o mundo”, comentou.
A reunião também contou com a participação de Bruno Ribeiro, diretor-executivo da Central Rede e de Cássio Teodoro, presidente da Comiva.
Potencial logístico
Eugênio Figueiredo, CEO do Porto do Açu, ressaltou a possibilidade de parceria com as cooperativas goianas. “Discutimos oportunidades frutíferas com as cooperativas de Goiás. Queremos oferecer um novo corredor logístico e ajudar no escoamento da produção”, afirmou.
Edwal Freitas, presidente-executivo da Adial, reforçou a busca por competitividade por parte das entidades que representam o setor produtivo goiano. “Buscamos um modal logístico viável para exportação de grãos e importação de insumos, garantindo crescimento sustentável para cooperativas e produtores”, comentou.
Porto do Açu
Em operação desde 2014, o complexo possui 11 terminais privados e 22 empresas instaladas. Recentemente, expandiu suas operações para combustíveis de baixo carbono e grãos.
Além do CEO, participaram da reunião João Braz (Diretor de Terminais e Logística), Rodrigo Morgado (Gerente Comercial), Bárbara Bortolin (Relações Institucionais) e Vanessa Teixeira (Comunicação).
Fonte: Sistema OCB/GO