Encerrado no dia 3/8, o AgroBV 2025 consolidou-se como o maior evento técnico voltado à agricultura familiar e à inovação agropecuária em Roraima.
Realizado no campo experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), no Bom Intento, o evento reuniu milhares de visitantes durante quatro dias e destacou o protagonismo das cooperativas na produção de alimentos e no fortalecimento da economia regional.
“Estamos muito orgulhosos de ver as cooperativas mostrando seu potencial no AgroBV. O cooperativismo é hoje uma das principais forças da agricultura familiar em Roraima, garantindo segurança alimentar, oportunidades de mercado e desenvolvimento regional. Inclusive a nível internacional a ONU determinou que 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo que as cooperativas constroem um mundo melhor”, afirmou o presidente da OCB/RR, Sílvio de Carvalho
Entre os destaques, a Coopercinco apresentou sua produção de frutas e hortaliças, reforçando a presença em 13 municípios do estado.
“É um momento importante pra gente mostrar a produção da Coopercinco, mostrar onde é que a gente está, quantos produtores a gente atende. Muitas vezes as pessoas acham que a produção não é do estado, e viemos mostrar que Roraima é forte na agricultura familiar”, disse Sérgio Medeiros, presidente da cooperativa.
A Roraimel, referência na produção de mel, também marcou presença. Segundo o presidente da cooperativa, Josias Rufino, o evento foi essencial para dar visibilidade ao setor.
“A importância de estarmos no AgroBV é mostrar o que Roraima tem de melhor. Hoje, o mel é nosso carro-chefe, mas também trouxemos produtos da agricultura familiar. O público visitou nosso estande o tempo todo, e isso deu visibilidade ao nosso trabalho”, afirmou.
Os cooperados também ressaltaram o impacto do cooperativismo no dia a dia. Francisco de Assis Borges, membro da Roraimel, destacou os benefícios da união.
“Participar de uma cooperativa me trouxe grandes resultados. Individualmente, eu não teria acesso a tantos mercados. A união dentro da cooperativa aumenta nossa visibilidade e garante que nossa produção chegue até o consumidor final com segurança”, relatou.
O evento também surpreendeu visitantes. Elson Gomes Bezerra, servidor público, destacou a qualidade dos produtos oferecidos.
“Como consumidor, foi uma surpresa muito positiva conhecer as cooperativas aqui no AgroBV. A variedade e a qualidade dos produtos me chamaram a atenção. O mel, por exemplo, é puro, fresco e feito em Roraima, algo que dá orgulho de comprar”, disse.


Fonte: Sistema OCB/RR