Incentivada pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a cooperativa de apicultores de Cuiabá será lançada nesta quinta-feira (7) no Cuiabanco.
A gestão da cooperativa ficará a cargo dos apicultores, que tomarão decisões de forma conjunta. Durante o primeiro ano, a SMATDE oferecerá suporte, incluindo cursos e consultorias para capacitar os profissionais. Além disso, o Cuiabanco disponibilizará um programa de linha de crédito exclusivo para micro e pequenos produtores rurais, juntamente com kits completos para a prática da apicultura.
Após a implementação, a Casa do Mel será criada, um serviço móvel que facilitará o transporte e a logística de comercialização dos produtos provenientes das comunidades e assentamentos de Cuiabá. Os apicultores terão suporte completo para comercializar os diversos insumos de suas atividades, incluindo mel, própolis, pólen, cera e geleia real.
Essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá visa incentivar a agricultura familiar, contando com uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para obter certificação e selo de qualidade, permitindo a comercialização desses produtos em todo o território nacional. A ação faz parte do Programa Agro da Gente, instituído na gestão de Emanuel Pinheiro, com o objetivo de fomentar e estimular os produtores rurais por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos rurais de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Discussão sobre post