A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), reconhecida pela produção de cafés especiais de alta qualidade no Cerrado Mineiro, marca presença na Specialty Coffee Expo 2025, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. O evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, será o palco do lançamento de uma plataforma de e-commerce internacional voltada para a venda de cafés. A nova plataforma procura revolucionar a forma como os compradores de todo o mundo adquirem os cafés da cooperativa, oferecendo um processo ágil, seguro e transparente.
“Esta plataforma permitirá que compradores de todo o mundo adquiram os cafés diretamente dos cooperados da Expocacer, com toda a conveniência e segurança de um ambiente digital. Durante o evento, os visitantes poderão se cadastrar e conhecer de perto a nova plataforma, que promete simplificar o processo de compra e negociação de cafés especiais”, diz Ítalo Henrique, diretor comercial da Expocacer.
Os Hubs internacionais da Expocacer, nos Estados Unidos e Reino Unido, facilitam a logística e o processo de exportação para os compradores internacionais. “A Expocacer visa estabelecer novas parcerias estratégicas e otimizar os processos logísticos, tornando as negociações internacionais mais rápidas e eficientes, sejam eles grandes, médios e pequenos volumes”, afirma Ítalo.
Novos labels e cafés exclusivos
Entre os destaques da Expocacer na feira está também o lançamento de novos labels e linhas, com uma oferta diversificada que visa atender aos mais exigentes paladares.
- Origin: o padrão da Região do Cerrado Mineiro, com notas achocolatadas.
- Origin Fruity: notas frutadas, ideais para quem aprecia uma acidez vibrante.
- Origin Floral: notas florais, que remetem à suavidade e delicadeza.
- Origin Decaf: opção descafeinada para quem deseja saborear o café sem a cafeína.
- One: cafés de origem única, provenientes de uma fazenda específica, com total rastreabilidade. Cada lote traz informações detalhadas sobre a variedade, processo, notas sensoriais e mais.
- Plot: lotes exclusivos e diferenciados, incluindo cafés destinados a leilão, com processos inovadores como fermentação anaeróbica e cafés infusionados. Aqui, a rastreabilidade é fundamental, destacando a autenticidade de cada grão.
- Impact: cafés que geram um impacto positivo, oriundos de projetos socioambientais e ESG (Environmental, Social, and Governance) da cooperativa. Entre eles, destacam-se iniciativas como Regenerative Farming, Carbon On Track, Elas no Café, FairTrade/APCER, e Expocacer Teens.
“Esta nova oferta de cafés marca o compromisso da Expocacer com seus cooperados e com a sustentabilidade da produção de café na região, aliando inovação e responsabilidade socioambiental”, diz Simão Pedro de Lima, diretor presidente executivo da Expocacer.
A feira
A participação da Expocacer na Specialty Coffee Expo 2025 representa um passo importante no fortalecimento da imagem da cooperativa no mercado global de cafés especiais.
“Com a nova plataforma de e-commerce, os novos labels e a presença de seus cooperados na feira, a Expocacer reforça seu compromisso com a origem controlada, a sustentabilidade real, a transparência verificável e o impacto positivo nas comunidades produtoras de café do Cerrado Mineiro”, diz Pedro de Lima.
A Specialty Coffee Expo conta com mais de 600 expositores, que apresentam os produtos e serviços mais inovadores do mercado. São esperados cerca de 15 mil visitantes. No salão da Expo, os participantes podem interagir com profissionais de toda a cadeia, incluindo produtores, importadores e baristas, além de se conectar e formar novos relacionamentos comerciais com compradores e vendedores de café verde.
A Expocacer exporta cafés para mais de 30 países, tendo os Estados Unidos como maior comprador atualmente. O consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Fonte: Global PR Consulting com adptações da MundoCoop