Inovação é a palavra que define os dois aplicativos desenvolvidos pela Capal para dar agilidade durante as visitas técnicas nas propriedades. As ferramentas, que substituíram os blocos de papel, possibilitam que informações importantes sejam incluídas na plataforma durante o trabalho em campo e, ao final, encaminhadas via relatório diretamente ao produtor pelo Whatsapp. As duas tecnologias vão além da praticidade, auxiliam ainda no planejamento e tomada de decisões da cooperativa, gerando valor aos associados de forma indireta.
O primeiro aplicativo desenvolvido para a área técnica foi denominado de M.A.P.S. (Monitoramento Agrícola Planejamento e Safra) e possibilita que todo técnico especializado possa realizar um planejamento com cada produtor, apontando o diagnóstico e ocorrências que envolvem doenças e insetos nas plantações, por exemplo. Um receituário, então, é emitido via aplicativo e enviado ao produtor para que ele possa ir até a cooperativa para retirar o defensivo agrícola indicado para cada caso. Somente em 2022, o M.A.P.S. registrou uma média de 37 visitas realizadas com cada um dos mais de 3 mil associados da Capal. “Nós percebemos que precisávamos ter essa informação de maneira muito mais ágil, de forma confiável e detalhada. Observando de forma mais precisa cada situação nas propriedades para conter determinado problema e buscar um resultado imediato para minimizar o impacto negativo”, aponta o Coordenador Regional de Assistência Técnica Agrícola, Roberto Martins.
Recentemente, o chamado Aplicativo Visita Técnica Pecuária ocupou o lugar dos blocos de papel dos técnicos da pecuária. A tecnologia permite respostas rápidas da assistência técnica de forma padronizada e possibilita que informações e fotos sejam anexadas no relatório enviado de forma rápida ao produtor. Desde que foi lançado, no final do ano passado, o APP já contabilizou 1.240 visitas nas propriedades. “A Capal está caminhando para um modelo de gestão mais estruturado. Todas as informações técnicas nascem no campo e de lá se criam metodologias e ferramentas para chegar no objetivo comum que é gerar valor ao produtor. Então, quanto mais informações técnicas verdadeiras eu tiver, mais eu consigo avançar em projetos que agreguem valor ao cooperado”, disse Roberto Caldeira, Coordenador de Assistência Técnica Pecuária.
O Técnico Especializado em Pecuária de Leite, Daniel Martins de Souza, comenta sobre as principais mudanças e facilidades que encontrou ao utilizar a tecnologia durante as suas visitas. “O bloco de notas tinha duas vias e uma delas ficava com o produtor. Antes as informações anotadas eram trazidas para a Cooperativa e nós tínhamos que retornar para a propriedade para entregar ao produtor a recomendação anotada em um papel. Era muito mais trabalhoso pois demandava outra visita”, lembra. O aplicativo, segundo ele, otimizou muito mais o trabalho dos profissionais. “Durante as visitas nós fazemos desde o ajuste de dietas e manejo dos animais dentro da propriedade, acompanhamento do milho para corte de silagem e até nutrição dos animais. E todas as recomendações que foram enviadas ao produtor ficam salvas no aplicativo”, comenta. “Hoje eu vejo que posso consultar o que já foi feito naquela propriedade, o que ainda precisa ser realizado e se ainda é necessário ajustar algo a partir de registros fotográficos que eu posso fazer no local e incluir no relatório. Então essa facilidade acabou ajudando bastante”, finaliza Daniel.
Fonte: Imprensa Capal
Discussão sobre post