“Caçula” entre as cooperativas que atuam na CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), com 10 anos de história, a Cooplaf (Cooperativa da Agricultura Mista da Pecuária de Corte e da Agricultura Familiar) é um exemplo do sucesso que os pequenos produtores de Mato Grosso do Sul podem alcançar através do coletivo.
Em prol da agricultura familiar
Fundada em 2004, a Cooplaf (Cooperativa da Agricultura Mista da Pecuária de Corte e da Agricultura Familiar) tem o CECAF (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), o pavilhão administrado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) na CEASA/MS, como ponto de distribuição da produção que chega das seis cidades onde atua: Terenos, Sidrolândia, Nioaque, Jaraguari, Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti.
Atualmente, a cooperativa reúne 547 produtores que, por meio da cooperação, contribuem mutuamente para o seu crescimento. Além de oferecer assistência técnica especializada para os produtores sócios cooperados, a Cooplaf se destaca na comercialização própria, atendendo comércios de pequeno, médio e grande porte, inclusive em Campo Grande. Os cooperados da Cooplaf também fornecem leite para os laticínios dos municípios onde atuam.
Entre as iniciativas incentivadas pela cooperativa para aumentar a eficiência dos cooperados está os núcleos de sócios cooperados, separados por região em que se encontram as propriedades.
Através de encontros, os responsáveis técnicos de cada região, podem ouvir as demandas de cada produtor, debater ideias e solução para otimizar a produção de cada agricultor.
Cooperativas da CEASA/MS
A Cooplaf é uma das três cooperativas que reúnem a produção dos cooperados que representam no estado. Juntas, elas representam mais de 688 produtores.
Conheça também o trabalho da Coop-Grande e da Camva.
Importância para MS
Servindo de polo das cooperativas que concentram a produção de quem tira do campo o próprio sustento, a CEASA contribui com um mercado bilionário.
Em 2024 o cooperativismo sul-mato-grossense atraiu R$ 2 bilhões em investimentos, gerando mais de 2 mil empregos, conforme a Semadesc (Secretário de Estado de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação). Mato Grosso do Sul conta com 126 cooperativas com mais de 500 mil associados, e o segmento continua em expansão.
Fonte: SEMADESC/MS