O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (21/11) a contratação de crédito rural de investimento por cooperativas da agricultura familiar para projetos destinados à bovinocultura, principalmente a pecuária leiteira.
O objetivo, segundo nota do Ministério da Fazenda, é estimular a busca por soluções estruturais para a cadeia produtiva da bovinocultura.
O crédito para atendimento aos cooperados será permitido em projetos destinados à bovinocultura para o financiamento de tanques de resfriamento de leite e ordenhadeiras, sêmen, óvulos e embriões para melhoramento genético da pecuária bovina (inclusive quanto aos serviços de inseminação artificial e transferência de embriões), formação e recuperação de pastagens, capineiras e demais espécies forrageiras, produção e conservação de forragem, silagem e feno destinados à alimentação animal, e aquisição de tratores e implementos associados, desde que destinados ao manejo dos pastos.
Os juros pré-fixados são de 6% ao ano. O limite de crédito é de R$ 8 milhões por cooperativa, com limite de R$ 50 mil por associado com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Ativa ou Cadastro da Agricultura Familiar (CAF-Pronaf) válido.
Fonte: Globo Rural