Com o objetivo de integrar inovação, sustentabilidade e tecnologia, o Sistema Ocemg promoveu, no dia 13 de agosto, um encontro voltado para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) das cooperativas mineiras. Realizado no auditório da entidade, em Belo Horizonte, o evento destacou a importância da TI Verde, da segurança digital e de boas práticas na gestão tecnológica das instituições cooperativistas.
“Manter os profissionais de TI das cooperativas mineiras atualizados em tecnologia, inovação e sustentabilidade digital é essencial para o fortalecimento do setor”, explicou o vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, em seu discurso de abertura.
O evento reuniu 71 profissionais de 46 cooperativas para uma programação que mesclou palestras, workshops e oportunidades de networking. A gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, reforçou a importância de encontros como esse: “Esta é uma oportunidade valiosa para troca de experiências, permitindo às cooperativas mineiras aprenderem umas com as outras, para que cresçam juntas”.
TI verde
Inovação e sustentabilidade podem e devem andar juntas. Prova disso é a mais nova tendência do mercado, chamada “TI Verde” — conjunto de práticas tecnológicas indicadas para reduzir os impactos ambientais causados pelo uso da tecnologia da informação. Isso inclui o consumo eficiente de energia, o uso sustentável de hardware e software, o descarte correto de equipamentos eletrônicos e a adoção de soluções que diminuam a pegada de carbono das operações de TI.
“TI Verde é pensar em sustentabilidade desde a criação até o fim do ciclo de vida da tecnologia”, resumiu Otaviano Silvério, professor universitário e especialista em tecnologia que proferiu a palestra de abertura do evento. “A simples ação de colocar um computador em modo de hibernação já representa um avanço na redução do consumo energético e do impacto ambiental.”
Em sua fala, Otaviano também ressaltou a necessidade de integrar a gestão de TI aos demais setores organizacionais, promovendo maior eficiência e responsabilidade socioambiental. Para ele, o uso da tecnologia deve ser feito de maneira racional e consciente, considerando os impactos das máquinas e das inteligências artificiais no dia a dia das pessoas e do meio ambiente.
Cibersegurança
Além dos debates sobre sustentabilidade digital, o Encontro de Profissionais de TI das Cooperativas Mineiras também levantou questões relacionadas à cibersegurança e à proteção de dados. “Entender quais são as melhores formas de gerenciar e proteger dados é competência fundamental para qualquer profissional de TI”, defendeu Thiago Dias, especialista na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “Nosso trabalho, como gestores tecnológicos, não é impedir que os processos e as operações funcionem bem e rápido; nosso trabalho é garantir que elas funcionem bem, mas com respeito aos usuários e à segurança dos dados que eles confiam às nossas organizações.”
Thiago também enfatizou que o compromisso das cooperativas com a privacidade e a proteção de dados deve ser contínuo. “Mais do que atender à legislação, trata-se de proteger o próprio negócio, em um cenário digital cada vez mais complexo.”
Vale destacar: ao reunir conhecimento técnico, práticas sustentáveis e integração entre profissionais, o encontro fortaleceu o papel das cooperativas mineiras como agentes de transformação tecnológica responsável.
Fonte: Sistema Ocemg