O Conexão Coop, programa realizado pelo Sistema OCB/GO em parceria com o Sebrae/GO, anunciou, nesta quarta-feira (20), as duas startups vencedoras que irão desenvolver soluções para os desafios das cooperativas Uniodonto Goiânia (Saúde) e Sicoob Engecred (Crédito). O anúncio foi realizado durante o Pitch Day, na sede do Sistema OCB/GO, que contou com a apresentação de nove startups pré-selecionadas entre 35 inscritas de todo o País.
Participaram startups do Distrito Federal (CotaWeb e Nina IA), de São Paulo (Save Add, BotAtende e Especialista IA), Espírito Santo (OptSolv) e do Paraná (TimeSaver). Cada uma das finalistas teve 20 minutos (entre apresentação e perguntas da banca avaliadora) para apresentar suas propostas inovadoras para os desafios lançados pelas cooperativas.
As escolhidas para avançar no programa foram:
- Para o desafio da Uniodonto Goiânia (Saúde): Especialista IA
- Para o desafio do Sicoob Engecred (Crédito): Connector Soluções e Serviços
Ecossistema
Na abertura do evento, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, enfatizou o compromisso da entidade com a inovação. “A realização do Conexão Coop prova que o cooperativismo goiano está efetivamente inserido no ecossistema de inovação de Goiás. Estamos construindo pontes entre o modelo cooperativista e as startups”, comentou.
A analista de inovação do Sebrae/GO, Emília Pires, classificou a iniciativa como um marco para o setor no Estado. “Junto do Sistema OCB/GO e de outras entidades do Pacto Goiás pela Inovação, estamos fazendo, de verdade, a roda da inovação girar”, disse.
Também presente na abertura, Guilherme Souza Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB Nacional, trouxe dados que reforçam a importância da iniciativa. “Um levantamento nacional de 2023 mostrou que 37% das cooperativas não buscavam parcerias externas para inovar. Em Goiás, hoje, certamente esse número é menor, pois aqui elas têm acesso a uma rede de inovação estruturada e ativa”, afirmou.
O pitchday e a apresentação das startups também foram acompanhados por representantes das cooperativas do Ramo Agro, Cagel e Coval.
Próximas etapas
Com a seleção definida, as startups iniciarão a próxima fase do programa. Elas terão três meses para desenvolver uma Prova de Conceito (PoC) em parceria direta com a cooperativa para a qual foram selecionadas.
Os resultados deste trabalho de cocriação serão apresentados no Demo Day, marcado para 29 de novembro. Nesta etapa, as soluções validadas poderão ser implementadas de forma definitiva pelas cooperativas.
Confira os desafios que serão solucionados:
- Uniodonto Goiânia (Saúde): Busca aplicar inteligência artificial para melhorar o atendimento a beneficiários, cooperados e fornecedores, garantindo mais agilidade e assertividade.
- Sicoob Engecred (Crédito): Objetiva automatizar a atualização cadastral de seus cooperados, um processo crítico para garantir eficiência operacional e conformidade com as normas regulatórias.
Cronograma das próximas fases:
- 26 de agosto a 18 de novembro: Execução das PoCs e ciclo de mentorias.
- 29 de novembro: Demo Day e anúncio dos resultados.
Fonte: SIstema OCB/GO