Nesta segunda-feira, 19 de maio, teve início a Missão Internacional na Costa Rica, coordenada pela Pentagrama Agroflorestal, com apoio do Sistema OCB e da Natura. Representado pelo gerente-geral Luis Antônio Schmidt, o Sistema OCESP integra a delegação brasileira com outras unidades estaduais, cooperativas e empresas.
A iniciativa tem como foco a sustentabilidade ambiental, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de boas práticas em cooperativas e instituições do país, referência mundial em recuperação ambiental. A Costa Rica reverteu um cenário crítico de desmatamento, saindo de apenas 21% de cobertura florestal em 1987 para 65% do território costa-riquenho atual protegido por corredores biológicos e áreas silvestres.

O primeiro dia do intercâmbio foi marcado pela visita à Fazenda Santa Anita, reconhecida como a primeira fazenda produtora de café do mundo a conquistar o selo “Carbono Zero”. A programação também incluiu visita à Coopronaranjo, cooperativa do setor cafeeiro que se destaca por atuação voltada à inclusão de imigrantes, pequenos produtores e jovens no meio rural, além da incorporação de tecnologias e soluções de conectividade no campo.
“Nosso principal objetivo é conhecer o modelo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) adotado na Costa Rica. O país foi pioneiro nesse tema, que desperta grande interesse do cooperativismo paulista”, destacou o gerente-geral.
Políticas públicas
Nesta terça-feira, 20, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com representantes de relevantes instituições públicas e multilaterais da Costa Rica, como o Ministério do Ambiente e Energia (MINAE), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), o Fundo Nacional de Financiamento Florestal (Fonafifo) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As reuniões abordaram políticas públicas agroambientais que também possam atender às necessidades do cooperativismo brasileiro. A missão segue até sábado, 24 de maio.
Fonte: Sistema Ocesp