O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, ofereceu o apoio do cooperativismo de crédito aos setores que podem ser afetados pela imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos. A proposta foi apresentada durante reunião convocada pelo governador Ronaldo Caiado com empresários, nesta terça-feira (22), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
Em resposta à medida, que entra em vigor em 1º de agosto, o governador anunciou linhas de crédito com juros reduzidos e o reforço do Fundeq (Fundo de Equalização para o Empreendedor), criado durante a pandemia. “Priorizaremos os mais impactados e garantiremos alternativas para minimizar prejuízos ao setor produtivo, com taxas de juros limitadas a 10% ao ano”, afirmou Caiado.

Luís Alberto Pereira destacou que as cooperativas de crédito podem ampliar o financiamento em conjunto com o Fundeq, reforçando o apoio aos empresários. “Em 2024, o cooperativismo de crédito movimentou R$ 24 bilhões em empréstimos. Temos capacidade de atender essa demanda, com juros mais baixos, agilidade e capilaridade. Só em Goiás, as cooperativas de crédito possuem 432 pontos de atendimento”, explicou.
O governador Ronaldo Caiado agradeceu a proposta de apoio do Sistema OCB/GO e destacou que a entidade sempre apoiou o governo de Goiás com soluções para momentos de crise. “Um ponto importante sempre foi chamar as entidades de classe e os poderes para que, de forma conjunta, buscássemos alternativas para superar os desafios. Esses desafios (tarifaço) poderão ser mantidos, reduzidos ou até revogados, mas não sabemos ainda”, disse Caiado.
Fonte: Sistema OCB/GO