As cooperativas habitacionais de Goiás anunciaram a criação de um sindicato patronal. A iniciativa tem o apoio do Sistema OCB/GO, conforme Luís Alberto Pereira, presidente da entidade. Segundo ele, o sindicato fortalecerá o setor ao complementar a representação já feita pelo Sistema OCB/GO.
O novo sindicato oferecerá suporte político, institucional e jurídico às cooperativas, além de facilitar a troca de informações e a redução de custos por meio de parcerias. “Essa organização pode levar a melhorias técnicas e a negócios mais eficientes”, afirmou Luís Alberto. Ele destacou ainda que o setor já é consolidado e entrega produtos de qualidade.
Autênticas
Luís Alberto Pereira ressaltou que as cooperativas habitacionais registradas na OCB/GO passam por rigorosa avaliação para assegurar o cumprimento da legislação cooperativista. “Defendemos esse modelo de cooperativa autêntica, e não aquelas que se dizem cooperativas, mas são, na prática, de um único dono”, afirmou.
Luciano Caldas, diretor financeiro da Cooperativa Habitacional M137, uma das integrantes do sindicato, explicou que a motivação veio dos recentes ataques de incorporadoras ao segmento. “Tentam questionar a legitimidade das cooperativas habitacionais, mas trabalhamos dentro da lei e com certificação do Sistema OCB/GO”, disse.
Além da defesa institucional, política e jurídica das cooperativas, a organização em sindicato permitirá maior troca de experiências e compartilhamento de fornecedores, impulsionando os negócios do setor. “A união das cooperativas trará mais força e oportunidades”, completou Luciano.
Fonte: Sistema OCB/GO