O Sistema OCB/ES tem fortalecido, cada vez mais, as práticas ambientais em sua atuação. Prova disso é que, no último mês de dezembro, a instituição renovou a sua certificação de sustentabilidade, mostrando o seu compromisso com o tema e gerando resultados práticos na preservação da biodiversidade.
Ao adquirir o certificado, a organização passa a poder utilizar o “Selo Sustentabilidade BMV – Eu Preservo”, que comprova a responsabilidade social e ecológica pela gestão de recursos naturais e a geração de impacto positivo na natureza.
Na prática, o Sistema OCB/ES realiza um processo de compensação da sua pegada ambiental. Isso ocorre por meio do investimento em um ativo ambiental chamado de Unidade de Crédito de Sustentabilidade (UCS), cujas unidades são revertidas em uma série de ações para a conservação da biodiversidade.
Para isso, a BMV Global (greentech criada em 2007 que aplica a certificação) realiza um cálculo para averiguar o impacto ambiental deixado pela instituição ao longo do ano e estabelece o Índice de Cota de Redistribuição Socioambiental Ecológica (ICRS), criando uma equivalência entre o consumo dos recursos naturais e as unidades de UCS.
De acordo com a gerente administrativa e financeira do Sistema OCB/ES, Rose Favalessa, a adesão ao selo reflete uma atenção genuína à pauta. “O Sistema OCB/ES representa as cooperativas capixabas e, por isso, não poderia atuar em uma linha diferente delas. A preservação da natureza é algo que está na essência do cooperativismo e, consequentemente, também está na nossa identidade organizacional”, disse a gestora.
Este é o segundo ano que o Sistema OCB/ES adere à certificação. A primeira experiência ocorreu em 2024, quando a parceria foi iniciada. Além do certificado com base no impacto anual, também em 2024 a organização estadual adquiriu o selo “BMV – Eu Preservo” para compensar os impactos gerados durante o evento de lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba – 5ª edição.
Impacto positivo
O investimento realizado com a renovação da certificação gera uma série de retornos positivos para o planeta e para as pessoas. De acordo com o levantamento apresentado pela própria BMV, a adesão ao selo mostra uma conexão com 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Diretamente, o impacto ocorre nos objetivos de número 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 12 (Consumo e produção responsáveis), 13 (Ação contra a mudança do clima), 15 (Vida terrestre) e 17 (parcerias e meios de implementação). Entretanto, o impacto indireto perpassa pelos ODS 1 (Erradicação da pobreza), 3 (Saúde e bem-estar), 4 (Educação de qualidade), 6 (Água potável e saneamento), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e comunidades mais sustentáveis).
Em números, os benefícios gerados também são significativos. Abaixo, confira os benefícios gerados por meio da renovação do selo:
- Preservação de 355,26 m² de vegetação nativa;
- Manutenção de 27 TCO²e do reservatório de carbono estocado
- Preservação de 5.024 espécies de fauna por hectare na Amazônia
- Preservação de 2.402 espécies de fauna por hectare no Cerrado
- Preservação de 2.321 espécies de fauna por hectare na Mata Atlântica
- Preservação de 13.229 espécies de flora por hectare na Amazônia
- Preservação de 12.683 espécies de flora por hectare no Cerrado
- Preservação de 18.713 espécies de flora por hectare na Mata Atlântica
- Preservação de 9,3 1m³ de madeira
- Apoio à área de produção correspondente a 177,63 m³
- Manutenção e regularidade do ciclo hidrológico com 1.167,04 L/ano
- Apoio à recuperação de 15,99 m² de área nativa
Para o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, esses números são motivos de orgulho para o cooperativismo capixaba. “Sabemos que o nosso modelo de negócio já faz muito pelas pessoas e pela natureza. Mas o nosso papel é incentivar que isso seja feito em quantidade cada vez maior, para estimular o aumento gradual dessas práticas. Queremos ser exemplos para as cooperativas e para todo o mercado”, disse.
BMV no Programa de Parcerias
Como forma de estimular a adoção de mais práticas sustentáveis por parte das cooperativas, o Sistema OCB/ES firmou uma parceria com a BMV Biodiversidade Remunera, que está ofertando 5% de desconto em cursos e na consultores em ESG.
Fonte: Sistema OCB/ES