Para alinhar possibilidades que possam levar o cooperativismo para as escolas municipais da capital, o Sistema OCB/GO recebeu a visita da secretária municipal de Educação, Giselle Campos Faria, na manhã desta quarta-feira (16/04), no Inovacoop Goiás.
Durante a reunião, o presidente da Casa do Cooperativismo Goiano, Luís Alberto Pereira, apresentou as casas da entidade, a OCB/GO e o SESCOOP/GO, os ramos do coop e destacou que em Goiás existem sete cooperativas atuantes na área educacional. “O cooperativismo precisa fazer parte das políticas públicas. Percebemos uma grande sinergia com essa área da Educação, que pode ser espaço para grandes projetos”, explicou Luís Alberto.
Educação Cooperativista
Na ocasião, a secretária Giselle conheceu o projeto de educação cooperativista do Sistema OCB nacional, o Jogar+Aprender. A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Gislaine Lelis, e a analista Cida Passos tiraram as dúvidas da secretária sobre a plataforma on-line e gratuita de jogos e cursos, que foi idealizada para a formação de crianças, jovens e professores. “Em parceria com o Sesi, o projeto já começou a ser levado para cinco escolas de Goiás, da 5ª série do Fundamental. Temos várias opções de expansão da proposta com esse material que já está disponível”, adiantou Gislaine.
Em Goiânia, existem 380 escolas e CMEIs com 120 mil alunos. Giselle Faria demonstrou receptividade ao projeto e reforçou a importância de identificar as unidades escolares nas regiões da cidade onde há mais a presença de cooperativas. “As crianças aprendem muito mais quando o assunto faz parte da vivência delas. Acredito muito nesse modelo de cooperação e queremos trabalhar essa ideia com o apoio do Sistema OCB/GO”, agradeceu a secretária de Educação.
Também participaram da reunião, o vereador Denício Trindade, o gerente de cooperativismo da Prefeitura, Valdenor Cabral, o gerente Geral da OCB/GO, Victor Rios, e os coordenadores de Mercado e Relacionamento Institucional, Carlos Matos e Emanuell Lopes, que aproveitaram a presença da equipe da Secretaria de Educação para encaminhar demandas das cooperativas com relação à merenda escolar.
Fonte: Sistema OCB/GO