Representantes de cooperativas capixabas e do Sistema OCB/ES estão participando de uma missão internacional na França e Inglaterra, com o objetivo de conhecer as características do cooperativismo desses países. A programação iniciou na última segunda-feira (6) e estenderá até a próxima terça-feira (14).
A missão encerrará as atividades da terceira turma do LiderCoop, programa promovido pelo Sistema OCB/ES. Os formandos participaram de aulas presenciais e online entre maio e dezembro de 2024 e, agora, estão se aprofundando em assuntos como ESG, liderança, estratégia e inovação, a partir de uma imersão no cooperativismo francês e inglês.

A comitiva do Espírito Santo é composta por quatro representantes do Sistema OCB/ES, quatro da cooperativa de laticínios Selita e 12 da cooperativa de crédito Sicoob Espírito Santo, incluindo das seis singulares e do Sicoob Central ES. O roteiro de estudos inclui passagens pelas cidades de Paris, Toulouse e Londres.
Na segunda-feira (6) pela manhã, na capital Paris, o grupo visitou a Coop France, a organização que representa as cooperativas francesas, a exemplo do Sistema OCB Nacional no Brasil. Dados do Panorama das Empresas Cooperativas do país mostram que as 22,4 mil cooperativas francesas tiveram um faturamento de € 381 bilhões em 2022. Elas representam 4,8% dos empregos assalariados na França, reunindo 1,3 milhões de empregados.
À tarde os participantes se deslocaram de trem para Toulouse, a quarta maior cidade da França, localizada no sudoeste do país. Na terça-feira (7), a comitiva dedicou o dia a uma capacitação conduzida pela TBS Education, na Universidade de Toulouse. Foram abordados temas como sustentabilidade, liderança, cooperativismo de crédito, fusões e aquisições no cenário europeu e questões ambientais na Europa.
Na manhã da quarta-feira (8), os intercambistas finalizaram a capacitação na Universidade de Toulouse. À tarde, visitaram a fábrica de chocolate Ethiquable, em Fleurence. Trata-se de um empreendimento cooperativo que produz chocolates orgânicos e com certificado de comércio justo.
O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, é um dos integrantes da missão, e tem observado similaridades entre o coop francês e capixaba. “O cooperativismo francês tem se mostrado bastante forte e inovador. Durante as visitas, pudemos conhecer como esse modelo de negócio está presente na sociedade, com boa parte da população tendo relação com as cooperativas. Isso se deve muito ao fato de elas terem nos princípios e valores do cooperativismo o norte para a sua atuação, algo que também já ocorre no Espírito Santo”, avalia.
Na visão de Melhorim, o coop capixaba e brasileiro já são exemplares, mas ainda pode aprender com os franceses. “O cooperativismo no Espírito Santo está no caminho certo, com uma atuação que foca no desenvolvimento econômico, social e sustentável. No Brasil, o cooperativismo tem um grande aliado que é o Sistema OCB, que organiza e agrupa a representação e a defesa desse modelo de negócio no país e em cada estado, algo que a França ainda não tem e, por isso, os setores do cooperativismo estão mais fragmentados do país europeu. Nisso, entendo que estamos na frente. Mas as cooperativas capixabas podem se inspirar e aprender quando o assunto é a inovação, a ocupação de novos mercados e a diversificação dos seus produtos”, considera.
Na quinta-feira (9), a comitiva se deslocou para Londres, onde realizará uma imersão no cooperativismo inglês. A programação de estudos na cidade iniciará nesta sexta (10) e finalizará na próxima terça (14).
Fonte: Sistema OCB/ES com adaptações da MundoCoop