O mercado do agronegócio está cada vez mais tecnológico e eficiente. A inovação não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para quem deseja se destacar no campo. Pensando nisso, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) firmaram parceria para levar a educação especializada para perto dos cooperados paranaenses. A colaboração oferece condição especial na graduação em Agrodigital e na graduação em Inteligência Artificial, cursos digitais online da Universidade.
O Sescoop/PR tem como objetivo auxiliar na formação profissional e promoção social dos empregados e cooperados das cooperativas paranaenses. A oferta especial das graduações é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e aprimorar a tecnologia de produção e leitura de dados para funcionários de cooperativas, cooperados e seus beneficiários. “Continuar o aprendizado, ou adquirir novos conhecimentos, é essencial para manter a competitividade de nossas cooperativas frente às inovações no Agro. Essa parceria permite a conexão com o que há de novo no mercado, ampliando nossos horizontes”, aponta Leandro Macioski, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR.
Ericson Falabretti, pró-reitor de Desenvolvimento Educacional da PUCPR, destaca os benefícios da parceria: “Firmar essa colaboração é apoiar o cooperativismo paranaense através da educação transformadora. Durante a graduação, o estudante terá acesso a conteúdos atuais, contará com mentoria especializada e aulas mão-na-massa para desenvolver competências e adquirir conhecimentos inovadores, tudo isso acompanhado pelos melhores professores, com flexibilidade, agilidade e muita tecnologia”.
A parceria fornece até 65% de desconto na graduação em Agrodigital e em Inteligência Artificial, ambas com início em março. Os cursos têm duração de dois anos, de forma online. A graduação em Agrodigital foca na tecnologia aplicada ao campo, enquanto o curso de Inteligência Artificial desenvolve habilidades para uso da IA na prática.
O profissional de Agrodigital é capaz de desempenhar um papel essencial para o futuro da agricultura, como planejamento, desenvolvimento e gestão das tecnologias digitais – entre elas sensores, dispositivos IoT (Internet das Coisas), análise de dados, automação e softwares.
Já um especialista em Inteligência Artificial irá entrar em um mercado aquecido. Cerca de 87% dos executivos de corporações globais dizem utilizar a IA para gerar inovação, segundo o relatório Most Innovative Companies 2024: Innovation Systems Need a Reboot, produzido pela Boston Consulting Group (BCG). Os dados apontam também que 83% consideram a inovação uma das três prioridades das suas empresas.
Além disso, o mercado agrodigital e a tecnologia da Inteligência Artificial promovem eficiência, produtividade e sustentabilidade na atividade agrícola. Essa evolução emerge com demanda crescente de profissionais qualificados, ideal para cooperativas que desejam estar a par das novidades do mundo da agricultura e da IA.
Fonte: PG1 Comunicação