• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Missão na China conecta cooperativas ao futuro da mobilidade global

Sistema OCB lidera iniciativa no país asiático para fortalecer inovação no transporte cooperativo

Mundo Coop POR Mundo Coop
27 de maio de 2025
ACONTECE NO SETOR
Missão na China conecta cooperativas ao futuro da mobilidade global

Missão na China conecta cooperativas ao futuro da mobilidade global

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Com um olhar voltado para o futuro e compromisso no propósito de fortalecer o cooperativismo de transporte no Brasil, o Sistema OCB liderou, entre os dias 13 e 21 de maio, a 6ª Missão de Estudos do Ramo Transporte, desta vez com destino à China, uma das maiores potências mundiais em mobilidade, tecnologia e logística.

A delegação, composta por representantes de cooperativas de 13 estados brasileiros, passou por Guangzhou, Shenzhen, Hong Kong e Foshan, cumprindo uma programação intensa, estratégica e inovadora. Durante os oito dias de imersão, os participantes conheceram empresas líderes em veículos autônomos, plataformas de e-commerce, fabricantes de pneus e soluções de rastreamento inteligente, além de realizar visitas técnicas e reuniões institucionais de alto nível.

O principal objetivo da missão foi proporcionar às cooperativas de transporte acesso direto a tecnologias de ponta e oportunidades de negócios, com foco em inovação, sustentabilidade e redução de custos operacionais. E os resultados superaram as expectativas.

Segundo Tiago Barros, analista do ramo do transporte do Sistema OCB, o que mais surpreendeu positivamente a comitiva foi a combinação entre tecnologia e cultura de cooperação presente na China. “Essa foi a sexta missão do ramo do transporte, que tem um conselho consultivo atuante e sempre busca gerar negócios para as nossas cooperativas. Na China, o que mais nos chamou a atenção foi a organização, o modelo de negócios que eles adotam e o acolhimento. Vimos como essas relações podem gerar frutos reais para o cooperativismo de transporte no Brasil”, explicou.

Inovação na prática

Entre as experiências mais marcantes da missão esteve a imersão no universo tecnológico da BYD Auto, em Shenzhen, considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo em mobilidade elétrica. A comitiva brasileira foi recebida com uma apresentação institucional sobre a trajetória da companhia e sua cadeia produtiva integrada — que abrange desde a mineração até a fabricação de baterias, veículos e sistemas inteligentes de gestão.

Durante a visita, os participantes conheceram uma ampla gama de caminhões e ônibus 100% elétricos, além de soluções ferroviárias e plataformas digitais com alto grau de aplicabilidade para as cooperativas de transporte. A estrutura tecnológica da BYD e sua presença global revelaram caminhos concretos para a eletrificação de frotas, aumento da eficiência logística e avanços em sustentabilidade no setor cooperativista.

China5

Outro momento impactante da missão foi a visita à WeRide, empresa globalmente reconhecida por operar ônibus e táxis 100% autônomos em cidades da China, EUA e Emirados Árabes. A comitiva brasileira participou de testes práticos em veículos de Nível 4 de autonomia, sem volante ou intervenção humana, movidos por sensores LiDAR, câmeras 360º e Inteligência Artificial (IA) embarcada.

A visita técnica ao GAC Group, um dos maiores grupos automotivos da China incluiu apresentação institucional, visita à linha de produção e ao museu de tecnologia da empresa, com destaque para veículos elétricos, caminhões pesados e pesquisas com células de hidrogênio.

Um dos modelos que despertou maior interesse foi o caminhão trator 6×4 totalmente elétrico, com potência de até 600 cavalos e recarga rápida, ideal para o transporte cooperativo de cargas no Brasil.As possibilidades de adaptação tecnológica ao mercado nacional foram debatidas pelo grupo, reforçando o papel do cooperativismo na transição energética.

A sede da Yutong, líder mundial em ônibus elétricos foi mais um ponto de parada. A visita abordou soluções completas em eletromobilidade, incluindo modelos urbanos, escolares e turísticos, além de infraestrutura de recarga, sistemas de telemetria e gestão inteligente de baterias. Também foram apresentados os caminhões elétricos da marca, voltados para logística urbana e construção, com forte potencial de aplicação no transporte cooperativo brasileiro.

A delegação esteve ainda na sede da Jouav, uma das principais fabricantes de drones industriais do país, reconhecida mundialmente por suas soluções de decolagem e pouso vertical (VTOL). Durante a visita, os participantes conheceram modelos híbridos de longo alcance, equipados com sensores avançados e câmeras térmicas, ideais para inspeções em larga escala e entregas de carga leve com alta precisão.

China4

Segundo Tiago, os projetos apresentados pela empresa demonstraram o potencial da tecnologia para otimizar a logística de última milha, especialmente em áreas remotas, além de oferecer alternativas sustentáveis ao transporte tradicional.

A integração dos drones com plataformas de inteligência artificial e controle em nuvem também chamou a atenção, ao evidenciar novas possibilidades de gestão em tempo real para o setor cooperativista. “A experiência reforçou o papel das inovações tecnológicas como aliadas estratégicas das cooperativas brasileiras de transporte, abrindo caminhos para futuras parcerias e adaptações no cenário nacional, disse o analista.

A agenda estratégica também incluiu reuniões virtuais com a Shandong New Continent Tire e a Plataforma Made-in-China. Na primeira, as cooperativas conheceram um portfólio completo de pneus adaptados ao mercado brasileiro. A empresa demonstrou interesse em estreitar laços comerciais e ofereceu amostras gratuitas para testes operacionais no Brasil. Já na reunião com a Made-in-China, a delegação teve acesso a um dos maiores marketplaces B2B do mundo, com filtros por certificações, localização geográfica e histórico comercial dos fornecedores — uma solução concreta para importações coletivas, negociação de peças, veículos e equipamentos.

Segurança e eficiência

Em visita à 5ª Exposição de Estacionamento Inteligente e Super Carregadores da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, em Guangzhou, a atenção da delegação foi conquistada pelo estande da Hangzhou Star, empresa especializada em monitoramento inteligente embarcado, com tecnologias como reconhecimento facial, leitura de placas, sensores de fadiga e rastreamento remoto de frotas. Ferramentas com enorme potencial para aprimorar a segurança e a eficiência operacional das cooperativas brasileiras.

A visita à feira também permitiu o contato com tecnologias em mobilidade elétrica, carregamento rápido, gestão de estacionamento e logística urbana. Para Tiago, a oportunidade revelou caminhos concretos de inovação para o cooperativismo: “Essa experiência ampliou nossa visão sobre soluções viáveis em segurança, mobilidade elétrica e digitalização. As tecnologias que vimos são adaptáveis à realidade das nossas cooperativas e podem gerar impacto direto no dia a dia dos cooperados.”

China7 copiar 2

Diálogo internacional

No encerramento, o grupo contou com um representante da All China Federation of Supply and Marketing Cooperatives em visita a China Co-op em Foshan. A China Co-op é a Federação Chinesa das Cooperativas e considerada como o maior sistema cooperativo estruturado do mundo, com foco em logística, comércio agroindustrial, digitalização e abastecimento urbano. A organização demonstrou interesse em desenvolver parcerias comerciais com cooperativas brasileiras, incluindo fornecimento de veículos, peças e soluções para centros logísticos. Já a All China é uma instituição similar ao Sistema OCB no Brasil.

Para o coordenador nacional do Ramo Transporte do Sistema OCB, Evaldo Matos, a experiência foi impactante não apenas do ponto de vista técnico, mas também humano. “As empresas demonstraram entusiasmo, interesse genuíno em nos atender e disposição para construir parcerias estratégicas. Isso mostra que há um terreno fértil para cooperação entre nossos países. Como cooperativas brasileiras, estamos à disposição para avançar nesse trabalho”, afirmou.

ANTERIOR

Cooperativa agro está entre as maiores exportadoras do Paraguai

PRÓXIMA

TEMAG: Um treinamento inovador a serviço do cooperativismo

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

confebras 2
ACONTECE NO SETOR

5º Fórum Integrativo Confebras terá carta colaborativa sobre o futuro do cooperativismo financeiro no Nordeste

27 de maio de 2025
Sistema OCB/ES embarca em missão estratégica ao Japão
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB/ES embarca em missão estratégica ao Japão

27 de maio de 2025
Encontro de catadores destaca a importância das cooperativas na reciclagem
ACONTECE NO SETOR

Encontro de catadores destaca a importância das cooperativas na reciclagem

26 de maio de 2025
Cooperativas gaúchas cumprem agenda na Espanha para trocar experiências sobre gestão
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas gaúchas cumprem agenda na Espanha para trocar experiências sobre gestão

26 de maio de 2025
Sistema Ocesp participa de Missão Internacional na Costa Rica
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocesp participa de Missão Internacional na Costa Rica

23 de maio de 2025
Imersão fortalece cooperativas de geração distribuída no Espírito Santo
ACONTECE NO SETOR

Imersão fortalece cooperativas de geração distribuída no Espírito Santo

23 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

mag 3
CONTEÚDO DE MARCA

TEMAG: Um treinamento inovador a serviço do cooperativismo

27 de maio de 2025
Missão na China conecta cooperativas ao futuro da mobilidade global
ACONTECE NO SETOR

Missão na China conecta cooperativas ao futuro da mobilidade global

27 de maio de 2025
Cooperativa agro entre as maiores exportadoras do Paraguai
AGRONEGÓCIO

Cooperativa agro está entre as maiores exportadoras do Paraguai

27 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.