Quando Marciano Vicari ingressou na CERTAJA Energia, em 1994, ainda não imaginava que, décadas depois, veria seu próprio filho seguindo um caminho semelhante dentro da Cooperativa. Hoje, aos 54 anos, o analista financeiro celebra não apenas sua trajetória de mais de três décadas de trabalho, mas também o privilégio de dividir o ambiente profissional com o filho, Ruan Lopes Vicari.
A relação entre pai e filho vai além dos laços familiares: é também um vínculo de valores, ética e propósito. Ruan, que atua como auxiliar administrativo de atendimento e está cursando Engenharia de Produção e Gestão de Cooperativas, ingressou na CERTAJA há quatro anos, incentivado pelas experiências e pelos conselhos do pai. “Sempre motivei, tanto ele quanto os outros filhos, a se candidatarem a vagas na CERTAJA, claro, dentro do perfil de cada um. A decisão, no entanto, sempre foi deles”, comenta Marciano.
Entre gerações, o mesmo compromisso
Com apenas 23 anos, Ruan lembra que cresceu vendo o pai falar com carinho sobre a Cooperativa. “Senti que estava seguindo os passos do meu pai no momento em que decidi ingressar na CERTAJA. Percebi que estava fazendo o que tanto admiro nele: trabalhar de forma correta e humana”, destaca.
A convivência no ambiente de trabalho também fortalece o vínculo familiar. “De vez em quando, participamos de reuniões ou treinamentos juntos. Em alguns momentos ele me puxa a orelha, em outros me elogia. Sinto que estou em casa”, conta Ruan.
Marciano vê no filho o mesmo entusiasmo que sentia quando iniciou sua jornada. “Me faz lembrar de quando entrei, aos 23 anos, com aquele pique de jovem, buscando um reconhecimento e tentando deixar uma marca. Sempre disse e continuo dizendo: compromisso com o trabalho e confiança, pois a empresa tem que confiar em você”, afirma.
Além de admirar a atuação do filho, ele também reconhece que, em muitos momentos, tem aprendido com Ruan. “Em especial, nas questões que dizem respeito diretamente ao trabalho com o cooperado, ele tem me ajudado bastante”, observa Marciano.
Famílias que fortalecem comunidades
Mais do que um ambiente de trabalho, a CERTAJA Energia se revela, nessa história, como uma verdadeira ponte entre gerações. Um espaço onde valores se mantêm vivos e se renovam, sustentando laços que ultrapassam as fronteiras da energia e alimentam o espírito comunitário.
“Posso dizer que todos os valores — cooperação, segurança, comprometimento, competência, ética e relacionamento — eu aprendi em casa”, afirma Ruan, com orgulho.
Marciano e Ruan representam centenas de famílias que constroem, dia após dia, a CERTAJA como uma cooperativa feita por pessoas, para pessoas — e que segue sendo, há mais de cinco décadas, um dos pilares do desenvolvimento social da região.
Uma Cooperativa feita de histórias
Na CERTAJA Energia, são vários os casos de pais e filhos, irmãos, casais e gerações de famílias que compartilham ou já compartilharam o mesmo espaço de trabalho. Essa convivência diária reforça o sentimento de pertencimento e os vínculos com a comunidade, provando que, aqui, a energia mais importante é a das pessoas.
Fonte: Certaja