A intercooperação é um dos princípios cooperativistas e uma das principais prioridades da diretoria da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). Tanto que, desde agosto de 2022, vem sendo desenvolvida uma plataforma inédita, denominada Confebras UNE, para possibilitar que sistemas e cooperativas de crédito consolidem a intercooperação oferecendo produtos, serviços e ferramentas entre si.
Essa iniciativa, coordenada pela Confebras, conta com várias parcerias importantes, e está se consolidando a cada dia. Com o lema “Cooperar é o que nos move; Intercooperar é o que nos fortalece”, a plataforma foi apresentada durante o 15º Concred – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, em agosto do ano passado, em Belo Horizonte (MG); e em maio deste ano, em Brasília, durante a 3ª CICLP – Cimeira Internacional de Cooperativas de Língua Portuguesa.
Por meio do Confebras UNE, as cooperativas e instituições participam de sistemas conectados, para oferecer produtos e serviços gratuitos ou a custos acessíveis às cooperativas singulares independentes, com benefícios de competitividade para todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O rol de soluções compartilhadas inclui ferramentas ligadas à Tecnologia, Normativas, Educação, Governança, Relatórios Econômicos, Auditoria, Ouvidoria e Negócios, entre outras.
Telma Galletti, superintendente da Confebras, explica que a intercooperação sempre foi a principal bandeira da Confebras: “E com esta ferramenta, além de gerar novas oportunidades de negócios, é possível reduzir custos e otimizar recursos. A própria plataforma foi desenvolvida de forma integrada e em intercooperação com outras instituições. A plataforma Confebras UNE reúne inúmeras possibilidades para o SNCC. A intercooperação, com certeza, é um caminho para ajudar o cooperativismo a se desenvolver ainda mais. E, para isso, é preciso que as cooperativas acreditem e participem”.
A Confebras já firmou Termos de Intercooperação com diversas cooperativas para a oferta de produtos e serviços. O Grupo de Trabalho que acompanha o desenvolvimento da iniciativa é formado por integrantes da equipe técnica da Confebras, consultores e representantes de instituições do cooperativismo e de sistemas de crédito cooperativo.
Intercooperação no Fórum Integrativo
O tema da intercooperação integra a programação do 5º Fórum Integrativo Confebras, que será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.
Da programação do Fórum, constam debates específicos sobre intercooperação, como o painel “Diálogo de Intercooperação”, no dia 17 de outubro, às 15 horas, que contará com a participação de Tiago Luiz Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira RS; Walmir Fernandes Segatto, CEO do Sicoob Credicitrus; e Vanildo Leoni, diretor Executivo da Viacred – Sistema Ailos, com mediação de Silvio Giusti, CEO da GIACOO – Assessoria & Consultoria Cooperativa.
Na véspera (dia 16 de outubro), a temática inédita das cooperativas de seguros terá como foco a inclusão, a intercooperação e a sustentabilidade para o cooperativismo brasileiro, também no horário das 15 horas, com a presença de Ricardo Balbinot, presidente da Cresol Mato Grosso, e de Sergio Montagna, diretor de Relações Jurídicas e Institucionais da Sancor Seguros, maior cooperativa de seguros da Argentina, fundada em 1945 e em atuação em Sunchales (Santa Fé).
A programação do Fórum Integrativo está disponível em https://forumintegrativo.coop.br/programacao e inscrições podem ser realizadas pelo site https://forumintegrativo.coop.br.

Fonte: Confebras