João Pessoa sedia esta semana – nos dias 16 e 17 de outubro – o 5º Fórum Integrativo Confebras, promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, com correalização do Sistema OCB/PB – Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado da Paraíba. O evento será realizado no Centro de Convenções da capital e se constitui em espaço de encontros e ideias para que profissionais, lideranças e gestores do ramo cooperativo e conectem para desenhar, juntos, os caminhos do futuro do cooperativismo financeiro. “Serão dois de muitas conexões, networking e de construção coletiva e, esta edição, tem como foco fortalecer as cooperativas de crédito do Nordeste”, afirma o presidente da Confebras, Luiz Lesse Moura Santos.
A programação conta com painéis, debates, rodas de conversa, lançamento de livros, entrega de prêmios do Concurso CollabCoop de artigos sobre cooperativismo de crédito e Feira de Negócios Cooperativistas. Foi organizada de forma estratégica, para fortalecer o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
O início das atividades do Fórum coincide com o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), celebrado anualmente na terceira quinta-feira do mês, desde 1948, por iniciativa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU). A data serve para conscientizar a sociedade sobre a importância das cooperativas de crédito e dar aos cooperativistas a oportunidade de refletir sobre suas contribuições para economias resilientes e comunidades financeiramente saudáveis. O tema do DICC este ano é “Cooperação para um Mundo Próspero”.
Outro motivo de comemoração é que 2025 foi, pela segunda vez, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas, o que comprova a força e a expressão do movimento cooperativista. Por isso, as atividades foram divididas em quatro trilhas ou eixos temáticos, conectados ao tema central que a ONU escolheu: “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”.
“Esta escolha só reforça a importância de eventos como o Fórum Integrativo, que cresce a cada edição. O quarto Fórum, em 2023, reuniu cerca de 350 participantes na atividade final, já que daquela vez o evento foi dividido em várias etapas e cidades. Este ano, temos mais de mil participantes, além de estudantes do ensino médio, técnico e profissionalizante”, informa o presidente da Confebras.
Indicadores
Mundialmente, o WOCCU registra cerca de 74 mil cooperativas financeiras em 101 países, envolvendo 411 milhões de cooperados e cooperadas e uma cifra de ativos superior a 3,8 trilhões de dólares, o que representa 9% de todo o mercado financeiro mundial.
No Brasil, atualmente, o total de ativos do SNCC gira em torno de 823 bilhões de reais, destacando a expressividade do segmento. São mais de 750 cooperativas financeiras, formando uma rede de 9.500 pontos de atendimento, conforme dados da plataforma BureauCoop, da Confebras, a partir de indicadores oficiais do Banco Central. O cooperativismo de crédito soma quase 22 milhões de cooperados e cooperadas em todo o País, sendo 18,4 milhões pessoas físicas e 3,5 milhões de pessoas jurídicas.
Abertura
Para a solenidade de abertura, estarão presentes o presidente da Confebras, Luiz Lesse Moura Santos; o presidente do Sistema OCB/PB e da FECOOP/NE, André Pacelli; o governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho; a presidente do Sicoob Central Nordeste, Karen Lucena Cavalcanti; o presidente da Central Sicredi Nordeste, Wilson Ribeiro Moraes Filho; e o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim; além da superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. A palestra Magna será proferida pelo presidente da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI-Américas), José Alves de Souza Neto.

Para o talk show da manhã de 16 de outubro, foi convidada Renata Rivetti, capacitada em Psicologia Positiva, formação pela FGV-EAESP e estudos aprofundados em Harvard, Penn e Berkeley. Ela é referência em “Felicidade Corporativa” e leva essa expertise para empresas que desejam mudar a relação das pessoas com o trabalho. Autora de “O poder do bem-estar”, TEDx Speaker, LinkedIn Top Voice e colunista da Fast Company Brasil, Renata tem como objetivo transformar o ambiente corporativo em um espaço onde bem-estar e produtividade caminham lado a lado. Fundadora da Reconnect Happiness at Work, sua missão vai além de índices e relatórios; trata-se de trazer humanidade e propósito para o centro dos negócios, provando que a sustentabilidade humana é um motor poderoso para resultados.
No encerramento das atividades (sexta à tarde, 17 de outubro), haverá palestra show com o CEO da Cenarium Training & Coaching, Marcelo Pirani, sobre o tema “Liderança inspiradora: o poder de ter poder”. o tema “Liderança Inspiradora: O Poder de Ter Poder”. Com mais de 18 anos dedicados ao desenvolvimento de líderes e equipas de alta performance, Pirani é uma das principais vozes no Brasil quando o tema é liderança com significado, cultura organizacional e transformação humana. CEO da Cenarium Training & Coaching, diretor de Gestão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) e do Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (CONARH), sua atuação já impactou mais de 40 mil líderes no Brasil e no exterior, principalmente gestores e executivos em níveis estratégicos. Palestrante em mais de 20 congressos no Brasil e em Portugal, ele é coautor do livro “Ser Mais com Treinamento e Desenvolvimento” e professor convidado em programas de MBA; e especialista em educação corporativa, maturidade emocional e construção de culturas sustentáveis.

Carta do Cooperativismo do Futuro
Durante o Fórum, os participantes irão participar de um “Mural de Soluções Cooperativas”. As principais sugestões irão compor a Carta Aberta ao Coop Financeiro do Futuro: “Será um momento marcante, reunindo a força das lideranças cooperativistas do Nordeste, com um propósito claro: dar vida à Carta Aberta Coop Financeiro do Futuro. Este manifesto, conduzido pela Confebras, Sistema OCB, Sicoob Central Nordeste, Central Sicredi Nordeste e Sescoops da Região Nordeste, será construído de forma colaborativa por todos os participantes e refletirá os principais aprendizados, aspirações e propostas para impulsionar o crescimento do cooperativismo de crédito na região”, informa Lesse.
Entre as atividades dos dois dias, estão previstos painéis sobre temas como “Ações do Ano Internacional e COP-30”, com Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; “Comunicação: a chave da conexão com os cooperados e da expansão do propósito”, com o jornalista Felipe Suhre; e “Inteligência artificial em organizações de alta performance”, com Cassio Pantaleoni, diretor da Quality Digital.
Heber Santos, especialista em CX – Customer Experience (Experiência do Cliente) é outro painelista confirmado. Ele tem mais de 20 anos de atuação e liderou times de CX em empresas como Nubank, Foxbit e Petlove. Professor na Impacta Tecnologia há mais de oito anos, formou centenas de alunos com foco em negócios centrados no cliente. O painel terá mediação do publicitário Luís Claudio Silva, sócio fundador das plataformas de comunicação MundoCoop, CoopsParty, CoopTalks e Universo Coop – Heber Santos espera oferecer contribuições importantes aos participantes do evento.
Entre outros temas confirmados estão: “Liderança inspiradora: como liderar com alma, escuta e propósito”, com Zeca de Mello e “Tendências globais de 2030 a 2050”, com Paulo Vicente Alves, ambos docentes da Fundação Dom Cabral; “Gerindo gerações”, com Alexandre Correa Lima, CEO da Mind Pesquisa; e “Por um mundo com mais ECO e menos EGO na liderança”, com a psicóloga e executiva Vanusa Cardoso.
Juventude conectada
Para os jovens, durante o Fórum será realizada a quarta edição do projeto Integração Juventude, com a participação de estudantes de ensino médio, técnico e universitário que terão a oportunidade de conhecer pessoalmente um pouco mais sobre o cooperativismo de crédito e sobre educação financeira. O tema que vai nortear a apresentação é “Inspire, Coopere, Lidere: como os jovens podem transformar seus projetos de vida pelo coletivo”.
Banco Central presente
Integra, ainda, a programação do Fórum, a apresentação de duas edições presenciais do projeto BC UNEVozes, canal de comunicação entre cooperativas e o Banco Central do Brasil. Desde o início deste programa, foram realizados seis encontros gratuitos, com 3.500 cooperativistas de todo o Brasil, principalmente singulares independentes, em diálogos com 22 especialistas do Banco Central.
No primeiro dia (16/10), o tema “Aprimoramento na Metodologia de Supervisão das Cooperativas de Crédito – Sistema de Riscos e Controles (SRC)” será apresentado por Adalberto Felinto da Cruz Júnior e Ívens Aruã Neves de Miranda, respectivamente chefe e chefe-adjunto do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições não Bancárias (Desuc) do Banco Central. A mediação estará a cargo do diretor da Confebras Celso Régis.
Já na sexta-feira (17/10), os especialistas do Banco Central vão abordar a “Inovação no Sistema Financeiro: A Agenda do BC e o Cooperativismo”. Participam Evaristo Donato Araújo, do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor); e José Vicente Santana, chefe da Divisão de Operações do Pix. A mediação será do vice-presidente da Confebras, Donizetti José. Os dois encontros do BC UNEVozes também terão transmissão online pelo canal Youtube da Confebras.
Lançamento de Livros
Ainda durante o Fórum, serão lançadas duas novas obras pela Editora Confebras, especializada em temas do cooperativismo financeiro e com acervo que já ultrapassa 40 títulos. Haverá sessão de autógrafos com Ênio Meinen, autor de “Cooperativismo Financeiro: da Consolidação para a Perpetuação”; e com João Bezerra Júnior, João Bezerra Neto e Elizomar Braga Filho, autores de “Os 7Ps do Cooperativismo”.
O Fórum está dividido em quatro eixos, alinhados à iniciativa da ONU para apoiar o cooperativismo. O primeiro, “Comunicar para conscientizar”, visa fortalecer a comunicação sobre o cooperativismo e seu papel para o desenvolvimento sustentável. O segundo, “Inovar para crescer”, busca fomentar o empreendedorismo, impulsionar e modernizar o cooperativismo de crédito por meio da inovação e da intercooperação. O terceiro eixo trata sobre “Cooperar com as estruturas de apoio” e incentiva a conexão entre cooperativas, instituições de apoio e entes reguladores. O quarto eixo, “Liderar com propósito”, objetiva desenvolver líderes capazes de impulsionar o crescimento do cooperativismo e incentivar a participação de jovens.
O 5º Fórum Integrativo conta com patrocínio master do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); além de apoio institucional do Sicoob Central NE, Central Sicredi Nordeste e Banco Central do Brasil. Inscrições e programação podem ser acessadas no site https://forumintegrativo.coop.br ou solicitadas pelo telefone (61) 3323-2335 e pelo e-mail [email protected].