As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas têm deixado um rastro de danos significativos em várias regiões do estado. Milhares de famílias foram afetadas, casas destruídas, estradas ficaram intransitáveis e muitas áreas estão alagadas. As previsões mostram que os temporais devem continuar por mais alguns dias e a população precisa de toda a ajuda possível para superar esse momento de grande tristeza e perdas.
Por isso, o Sistema OCB se une a corrente humanitária que se formou em todo o país para convidar cooperativas e cooperados a concentrarem esforços em torno das ações de arrecadação em andamento, coordenadas pelo Sistema Ocergs. Nesse momento de necessidade, é fundamental que a solidariedade e a força do coletivo prevaleçam.
“Em momentos como esse, o cooperativismo sabe mais do que ninguém o diferencial da força do coletivo. Por isso, precisamos nos unir e ajudar no que for possível. Convidamos os cooperativistas de todo o Brasil a apoiarem o Rio Grande do Sul. Ações concretas e práticas são fundamentais e urgentes para tentar diminuir ao máximo o sofrimento da nossa gente no estado”, destaca o presidente Márcio Lopes de Freitas.
Esta é a maior enchente do estado desde 1941. O governo local decretou estado de calamidade, situação reconhecida também pelo governo federal. A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas gaúchas em risco de elevação das águas acima da cota de inundação. As principais medidas de emergência visam resgatar pessoas e preservar vidas.
Há várias formas de ajudar:
Doações em dinheiro: recursos são necessários para que instituições credenciadas e confiáveis possam oferecer auxílio às vítimas de forma eficaz e imediata. Os valores doados são utilizados para a compra de alimentos, água, produtos de higiene, saúde e outros itens essenciais.
Voluntariado: Caso você more no Rio Grande do Sul, tenha tempo e disposição, pode se voluntariar para ajudar na distribuição de alimentos, na limpeza das áreas atingidas ou em outras atividades de apoio às vítimas.
Divulgação: Compartilhar informações sobre as campanhas de arrecadação de recursos e formas de ajudar nas redes sociais ou em outros meios de comunicação também é uma maneira simples, mas poderosa, de contribuir para a mobilização de um número maior de pessoal em prol das vítimas.
Para contribuir com qualquer valor, o cooperativismo criou contas exclusivas e separadas por propósitos. Confira:
- Doações de alimentos e bebida. A Fecoagro vai organizar o envio:
Chave Pix: fecoagrors@fecoagrors.com.br
Favorecido: Fecoagro
- Medicamentos e material médico hospitalar. O Instituto Unimed RS está centralizando a doação:
Chave Pix: 08.969.474/0001-58
Favorecido: Instituto Unimed RS
- Reconstrução e outras necessidades emergenciais. As cooperativas de crédito vão direcionar os recursos para estes fins:
Chave Pix: ajuders@sicredi.com.br
Favorecido: Fundação Sicredi
Chave Pix: 07.147.834/0001-73
Favorecido: Instituito Sicoob Para o Desenvolvimento Sustentável
Chave Pix: 24.103.717/0001-27
Favorecido: Associação dos Funcionários da Cresol (ADFC)
Chave Pix: instituto-rs@unicred.com.br
Favorecido: Instituto Unicred Geração
- Doações diretamente para o Rio Grande do Sul
As cooperativas interessadas em enviar doações diretamente para o Rio Grande do Sul também têm uma forma de ajudar. Existe uma rede de cooperativas que estão organizando a logística em quatro pontos da região sul do país para recebimento de donativos via área e terrestre. Para esses casos, entre em contato com o número (54) 99643-0358 para combinar logística, despacho e armazenamento.
Não deixe de contribuir. Juntos, construímos um mundo melhor!
Fonte: Sistema OCB
Discussão sobre post