Teve arte na praça, projeção em prédio histórico, homenagens no parlamento e crianças conhecendo o cooperativismo de perto. Durante o mês de julho, Belo Horizonte foi palco de uma série de ações que deram visibilidade ao movimento cooperativista mineiro, unindo resultados expressivos, mobilização pública e reconhecimento institucional.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a divulgação dos novos dados do setor — apresentados no lançamento do Anuário do Cooperativismo Mineiro 2025 — e a mobilização em torno das ações do Circuito Cultural do Coop em Belo Horizonte ajudaram a aproximar a sociedade do nosso modelo de negócios.
O Anuário trouxe números que mostram o quanto as cooperativas são relevantes para Minas Gerais, como a nossa representatividade no PIB Estadual que agora subiu para 14,9%”, afirmou Scucato. “O melhor de tudo, no entanto, foi ver esses resultados sendo reconhecidos pela população, que viu a força do cooperativismo mineiro nas ruas, no parlamento e na imprensa”.
Tradução em imagens
Outro ponto alto deste mês de celebração do cooperativismo em Minas Gerais foi, na avaliação de Scucato, a receptividade do público à exposição fotográfica da Praça da Liberdade e da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
“Eu estive na Praça e vi famílias inteiras parando para olhar as fotos das nossas cooperativas. Crianças, jovens, idosos, turistas”, destaca. “A exposição conseguiu traduzir em imagens o que tantas vezes tentamos explicar em palavras É um orgulho ver o cooperativismo sendo observado, compreendido e valorizado por tantos olhares diferentes.”
Não existem números oficiais sobre quantas pessoas visitaram a exposição Cooperativas Constroem um Mundo Melhor, mas sabe-se que — nos fins de semana — a Praça da Liberdade recebe um grande fluxo visitantes dos mais diversos públicos.


Fonte: Sistema Ocemg