• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativismo é principal atividade de município gaúcho há mais de 40 anos

Da energia, à produção e transporte elas estão presentes no dia a dia de todos, afinal, quase 100% dos teutonienses são associados a alguma delas.

MundoCoop POR MundoCoop
29 de maio de 2023
ACONTECE NO SETOR
Cooperativismo é principal atividade de cidade há mais de 40 anos

Cooperativismo é principal atividade de cidade há mais de 40 anos

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Antes de Teutônia se tornar Teutônia, as cooperativas já existiam por aqui. Com certeza, foram uma base sólida para a construção do novo município. Algumas mais antigas, como a Certel e a Languiru que beiram os 70 anos, outras mais jovens, mas de igual valor, mantém o cooperativismo vivo em diferentes setores da cidade. Da energia, à produção e transporte elas estão presentes no dia a dia de todos, afinal, quase 100% dos teutonienses são associados a alguma delas. Hoje, Teutônia conta com cinco cooperativas: Languiru, Certel, Sicredi, Cooperagri e Comatra.

História cooperativista forte

As duas cooperativas mais antigas da cidade, e de onde boa parte do restante das cooperativas e associações surgiram, são a Languiru, que fará 68 anos, e a Certel, com 67 anos. A Certel surgiu para garantir sanar o problema da falta de energia, e hoje conta com mais de 72 mil associados. A Languiru, a mais antiga do município, surgiu da união de produtores rurais com o intuito econômico de promover os interesses de seus associados, e hoje atua em diversos ramos voltados a agricultura, comércio e serviços.

O presidente da Languiru, Paulo Birck, avalia que a contribuição de grupos que se unem é visível em Teutônia e demais cidades. “É inegável a contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento de muitos municípios gaúchos. Em Teutônia nasceram cooperativas históricas, diversificadas, desbravadoras e pujantes. De diferentes ramos, essas organizações se complementam. A Languiru sempre vai incentivar e, no que for possível, apoiar iniciativas que possibilitam o fortalecimento e crescimento do cooperativismo”, considera.

Já o vice-presidente Fábio Secchi, fala sobre Teutônia ter essa raiz. “O cooperativismo corre nas veias dos teutonienses, pulsa no dia a dia da nossa cidade. É um sistema que traz relevante contribuição em diferentes áreas. A Languiru deseja continuar participando dessa linda história, gerando renda, empregos e desenvolvimento social”, considera.

O presidente da Certel Erineo José Hennemann avalia que o Vale do Taquari se destaca por ter muitos ramos atuando no cooperativismo e associativismo. “Teutônia, especialmente, recebe um prestígio muito grande das lideranças e isso ajuda a desenvolver e melhorar isso”, complementa.

Na sua visão, o cooperativismo aplica as boas ações do associativismo, com uma governança participativa e transparente. “É muito importante ouvir o associado que sempre tem sugestões e pode ajudar”, completa.

A Certel, de acordo com Hennemann, trabalha valorizando e fortalecendo a comunidade. “Além de toda questão de comércio e serviços, temos também a questão social com incentivo a cultura, esporte, educação e saúde, com diversos programas”, observa.

Serviços de banco, essência cooperativista

Junto com Teutônia, em 1981, nasceu a Sicredi Ouro Branco. Em suma, a cooperativa oferece serviços de banco, a diferença é que o cliente, não é cliente, é dono, é o associado. Hoje, a área de atuação da cooperativa é composta por 21 municípios. A sede segue em Teutônia, e a Sicredi é grande fomentadora de outras entidades e projetos.

O presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel vê a contribuição do cooperativismo como fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Quando o município nasceu, já tinha duas cooperativas consolidadas, atuando na infraestrutura, com a Certel, e na produção, com a Languiru. No ano da emancipação nasce a terceira cooperativa, desta vez no ramo crédito, que é a Sicredi Ouro Branco. Consolida-se então o tripé: Infraestrutura, Produção e Crédito, que impulsiona o crescimento do município de tão forma intensa que inclusive gerou um ‘município-filho’, Westfália”, lembra.

Por parte do Sicredi, ele salienta que a contribuição é fazer com que a totalidade das riquezas produzidas localmente permanecem na comunidade. “Os recursos são ‘reciclados’ e geram novas oportunidades onde são gerados, tornado o modelo um protagonista de desenvolvimento local sustentável, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos, associados e comunidade”, opina.

Ele acredita que o associativismo deva estar atrelado ao interesse genuíno nas pessoas e a evolução constante das entidades. “Sempre atentas ao dinamismo do mercado, criando oportunidades para melhorias, com alto grau de transparência e ética. Então teremos um terreno fértil para esse movimento moderno e inclusivo que é o coopeerativsmo/associativsimo”, finaliza.

Mais contribuição em prol do setor primário

Mais um braço para o desenvolvimento rural, em 2007 surgiu a Cooperativa Agroindustrial São Jacó (Cooperagri). Já trazia consigo o espírito associativo, pois nasceu em 1989 como uma Associação e Prestação de Serviços e Assistência Técnica (APSAT).

O presidente da Cooperagri, Edson Dahmer, considera que toda região está espelhada no cooperativismo. “Desde os primórdios sempre se espelharam no associativismo e cooperativismo, a colonização trouxe isso para nós”, reforça.

Assim, diz que a Cooperagri sempre focou no associado. “Sempre trabalhamos para o associado, nunca visando resultado para a Cooperagri, sempre para o associado. Assim, nós trabalhamos para a comunidade em geral”, explica.

Ele diz que, para manter o cooperativismo vivo, a cooperativa tem procurado parcerias no setor. Produtor. Temos nossos limites, mas, com certeza, faremos o melhor em prol do produtor”, pontua.

União para ir além

Há quase 31 anos, outra cooperativa se originava dentro da Cooperativa Languiru: a Cooperativa de Manutenção e Transporte (Comatra). Surgiu para reunir os transportadores que, à época, trabalhavam para a Languiru. Hoje, segue consolidada no ramo dos transportes.

O presidente da Comatra, Werner Wiebusch, considera que as cooperativas tendem a melhorar o nível de renda dos seus cooperados e são fonte de muitos empregos para a comunidade local, atuando assim para o desenvolvimento da cidade. “Contribuem com as comunidades locais por meio do apoio a projetos sociais e entidades da região, assim como, tem uma preocupação com a qualidade do meio ambiente, incentivando o uso de práticas ambientalmente corretas”, reforça.

Ele lembra que a Comatra foi criada a partir de uma necessidade de seus cooperados, que precisaram encontrar uma alternativa para manutenção de suas atividades, de boas condições de trabalho e garantia de renda, quando a Cooperativa Languiru optou por terminar com a sua frota própria de transporte, e terceirizar todo o transporte. “Desde então, a Comatra tem uma trajetória de respeito e credibilidade pelos bons serviços prestados. Por meio da cooperativa, os associados possuem diversos benefícios. Assim, além de contribuir para melhores condições de trabalho e oportunidade de renda para os cooperados, procura apoiar projetos regionais, auxiliando as comunidades locais”, comenta.

Ele destaca que Teutônia é destaque quando se fala em cooperativismo. “Temos cooperativas de diversos ramos, o que demonstra que as pessoas do município/da região conhecem a força do cooperativismo, e acreditam que por meio de sua associação conjunta e voluntária, conseguirão obter melhores benefícios e resolver problemas locais, reduzindo sua dependência de iniciativas privadas”, opina.

Ele pondera que, no entanto, as cooperativas estão inseridas na lógica de economias de mercado, e por vezes enfrentam dificuldades, gerando dúvidas e instabilidades. “No entanto, entendo que os cooperados em conjunto tem uma força enorme, e se não esquecerem dos princípios do cooperativismo, encontrarão alternativas”, conclui.


Fonte: Folha Popular

Tags: aconteceanosatividadecidadecooperativismogaúchohámaismunicípioprincipalsetor
ANTERIOR

Inteligência artificial potencializa estratégias de marketing – Silvana Torres é presidente e fundadora da Mark Up

PRÓXIMA

Investimento em recursos digitais se tornam principal estratégia para crescimento dos negócios

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Sistema OCB e IICA discutem cooperação para fortalecer o agro nas Américas
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB e IICA discutem cooperação para fortalecer o agro nas Américas

13 de março de 2026
Sistema OCB reúne organizações estaduais para mapear uso de inteligência artificial
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB reúne organizações estaduais para mapear uso de inteligência artificial

12 de março de 2026
Ano CulturaCoop mobiliza cooperativas para reforçar valores e identidade do movimento
ACONTECE NO SETOR

Ano CulturaCoop mobiliza cooperativas para reforçar valores e identidade do movimento

12 de março de 2026
Projetos sustentáveis do coop mineiro ganham impulso em capacitação internacional
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas mineiras avançam em projetos ambientais e sociais após formação internacional

11 de março de 2026
Protagonismo feminino fortalece o cooperativismo alagoano
ACONTECE NO SETOR

Protagonismo feminino fortalece o cooperativismo alagoano

10 de março de 2026
Amazonas avança na regulamentação de política estadual de apoio ao cooperativismo
ACONTECE NO SETOR

Amazonas avança na regulamentação de política estadual de apoio ao cooperativismo

9 de março de 2026

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AGO 2026 Integrada Cooperativa agroindustrial
GESTÃO & NEGÓCIOS

Assembleia Geral Ordinária 2026 elege nova diretoria da Cooperativa Integrada

13 de março de 2026
site 1 1
CONTEÚDO DE MARCA

Imposto de Renda abre janela estratégica para cooperativas fortalecerem relacionamento com cooperados

13 de março de 2026
Cooperativas lideram em número de agências em três estados
DESTAQUES

Cooperativas lideram em número de agências em três estados

13 de março de 2026
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - Informação e Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 128

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • REVISTA MUNDOCOOP
  • UNIVERSOCOOP
  • EVENTOS
  • NEWSLETTER
  • MÍDIA KIT

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • HOME
  • REVISTA MUNDOCOOP
  • UNIVERSO COOP
  • NEWSLETTER
  • QUEM SOMOS
  • EVENTOS
  • MÍDIA KIT

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.