Na última semana, o Sistema OCB atuou em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) para inserir o cooperativismo na pauta de discussão internacional no âmbito da Cúpula da Amazônia. O papel do movimento no desenvolvimento sustentável foi reforçado em dois momentos. O primeiro, em parceria com o Instituo Rio Branco (órgão do Itamaraty que forma os diplomatas), promoveu o curso “Diplomacia Amazônica”, com participação de técnicos do Sistema OCB.
A ação contou com a presença de diplomatas brasileiros e de outros 11 países, além de representantes de organizações parceiras com o objetivo de capacitá-los sobre os esforços brasileiros na proteção do bioma amazônico e no desenvolvimento de projetos com a sociedade civil e parceiros estrangeiros. A primeira parte do curso foi direcionada à exposição teórica dos conteúdos com exposições de autoridades do Ibama, do BNDES e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), além dos pontos focais da pauta do Itamaraty.
O grupo também participou de visitas técnicas de imersão no cooperativismo amazônico. A imersão integrou as atividades da cúpula e permitiu à comitiva conhecer ainda as organizações estaduais do Sistema OCB do Pará e do Amazonas. No Pará, foram recebidos pelo presidente Ernandes Raiol, na Casa do Cooperativismo, em Belém, e visitaram a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), referência em produção sustentável por seu sistema agroflorestal e pelo volume expressivo de exportação de frutas e pimenta do reino.
No Amazonas, cerca de 60 diplomatas foram recebidos pelo presidente do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar, que fez uma apresentação sobre o histórico do movimento no estado. Lá, também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas Sicoob Uni/AM, Coopfamma e Cooperar, bem como suas trajetórias de sucesso.
Cúpula
A Cúpula da Amazônia reuniu chefes de estado dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Belém, que corrobora com as recomendações da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27), realizada em 2022. O encontro contou com a participação de 10 mil delegados para debates sobre como fomentar a cooperação técnica e a proteção ambiental nos nove países cobertos pela Floresta Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Fonte: Sistema OCB
Discussão sobre post