• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativismo amplia debate sobre valorização feminina com eventos na Bahia e no Distrito Federal

Mundo Coop POR Mundo Coop
13 de setembro de 2025
ACONTECE NO SETOR
Cooperativismo amplia debate sobre valorização feminina com eventos na Bahia e no Distrito Federal

Cooperativismo amplia debate sobre valorização feminina com eventos na Bahia e no Distrito Federal

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Na última semana, cooperativistas baianas e brasilienses se reuniram em eventos organizados pelo Comitê Elas Pelo Coop, para pormover o debate sobre lideranças femininas e dar continuidade às iniciativas de ampliação da participação feminina no setor.

A programação dos encontros combinou reflexões sobre a participação feminina nas gestões e temas relacionados à inovação e sucessão nos negócios cooperativos.

Na Bahia, os destaques foram para as palestra sobre Introdução à IA e Marketing Digital no contexto cooperativo, ministrada por Rodrigo Rangel, analista de estudos econômicos do Sistema OCB e a palestra Como aplicar de forma acessível as ferramentas de IA e Marketing Digital na minha cooperativa?, apresentada por Lívia Maria, presidente da Cooperativa dos Prestadores de Serviços Autônomos de Lagoa Santa – Coopresa, sediada na cidade mineira da Região Metropolitana de Belo Horizonte.   

Na abertura do encontro, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destacou a importância da participação e presença das mulheres no empreendimento cooperativista na Bahia, com dados que reforçam o protagonismo feminino. “Hoje as mulheres representam 44% dos cooperados, 26% dos integrantes dos conselhos de administração e diretoria e ocupam 61% dos empregos diretos gerados pelas cooperativas. Portanto, são fundamentais do ponto de vista de quadro social, liderança e gestão e para o bom funcionamento das cooperativas baianas. O encontro é sempre uma ótima oportunidade de celebrarmos as vitórias e projetarmos os desafios ainda a serem superados para que, cada vez mais, as mulheres ocupem mais espaços de poder e de representatividade”, comentou o dirigente à frente da Casa do Cooperativismo Baiano.

Na manhã do dia 10 de setembro, a COOPERFORTE realizou o evento “Mulheres em Conexão: encontros de cuidado, apoio e empoderamento – Cooperando para crescer juntas”, reunindo lideranças femininas da cooperativa, do Instituto Cooperforte e integrantes do Comitê de Mulheres Cooperativistas do Distrito Federal. A ação teve como objetivo promover um espaço de acolhimento, reflexão e fortalecimento da atuação feminina no cooperativismo, alinhada aos princípios da cooperação, da inclusão e do desenvolvimento humano.

A presença de representantes do Sistema OCB/DF reforçou a importância da iniciativa e a sinergia entre as entidades cooperativistas na promoção de ações voltadas ao protagonismo feminino.

IA como aliada da produtividade 

Com o tema Inteligência Artificial e seu potencial para produtividade, Rodrigo apresentou conceitos básicos, desmistificou ideias e trouxe exemplos práticos de uso das ferramentas digitais. Ele explicou como a IA pode apoiar tanto processos internos das cooperativas, quanto estratégias de comunicação e marketing. 

Segundo ele, compreender e dominar a interação com essas tecnologias já se tornou uma competência essencial. “A Inteligência Artificial não substitui as pessoas, mas potencializa aquelas que sabem usá-la. É uma ferramenta que amplia nossa capacidade de análise, de criação e de tomada de decisão”, afirmou. 

A palestra abordou desde mitos e verdades sobre a IA, além de trazer exemplos de aplicações no cotidiano das organizações. Rodrigo também explicou como funcionam os prompts – comandos que direcionam as respostas da IA – e deu dicas para torná-los mais eficientes. 

“Um bom prompt é como uma boa pergunta: quanto mais claro e contextualizado, mais assertiva será a resposta. É isso que torna a IA uma parceira estratégica, seja para elaborar um plano de ação, resumir informações complexas ou gerar insights de mercado”, destacou. 

Mulheres no comando

Estar à frente de uma cooperativa com mais de 400 cooperados e que atua em segmento estratégico como o aeronáutico, com rigorosos padrões de segurança, nunca assustou Lívia Maria, cientista da computação e especialista em manutenção de aeronaves. Desde os 19 anos é cooperada da Coopresa e há 10 anos aceitou o desafio de assumir a presidência da única cooperativa que atua com a manutenção de aeronaves no Brasil.

Na apresentação, a dirigente explicou importantes decisões tomadas para modernizar o conselho de administração da cooperativa com impactos positivos na melhoria de custos, implementação de ferramentas modernas de gestão e nas estratégias de ação junto ao mercado. Conforme a líder cooperativista mineira, o papel do líder é saber identificar potencialidades e colocar as expertises da equipe a favor da organização para alavancar os negócios. Além disso, pontuou a necessidade das cooperativas pensarem na sucessão do quadro diretivo, para sempre estarem em busca de aprimorar a gestão e governança, conforme as características singulares do nosso modelo de negócios.

As conquistas e resultados obtidos pela Coopresa sob o  comando de Lívia Maria foram evidenciados com case de boas práticas do Inovacoop.  O reconhecimento cooperativista veio no último Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão, com destaque na categoria Primeiros Passos. A premiação nacional do Sistema OCB joga luz para os melhores resultados alcançados por cooperativas brasileiras a partir de projetos, programas e ações implementadas via Diagnóstico de Governança e Gestão, da solução Avaliacoop.

Além do debate sobre inovação, sucessão cooperativista e governança e gestão nas cooperativas, o encontro deu continuidade à execução do planejamento do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, elaborado em 2024 a partir de uma ampla escuta das cooperativistas baianas. O documento prevê ações de capacitação, formação de lideranças e fortalecimento da rede de apoio entre mulheres. 

Neste ano, importantes avanços já foram obtidos nos espaços de representatividade feminina dentro das cooperativas no estado. “As mulheres dentro das cooperativas baianas estão se mobilizando e construindo seus comitês. Esse movimento é muito importante na Bahia, pois traz conhecimento, engajamento, perspectivas de futuro melhor, tanto para estas mulheres, como para a comunidade como um todo. Isso demonstra que as cooperativas no estado estão compreendendo a importância dos comitês de representação feminina, pois essa atuação só agrega às próprias cooperativas, além da valorização da mulher ser um aspecto relevante para o crescimento e desenvolvimento das cooperativas que adotam tais políticas”, celebrou Vera Lucia Ventura, coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativista da Bahia – Elas pelo Coop BA.

Na Bahia, além do Comitê Estadual de Mulheres Cooperativistas – Elas Pelo Coop BA,  um dos primeiros a serem constituídos no país, várias são as cooperativas com iniciativas encaminhadas ou comitês de mulheres já constituídos, reforçando internamente o compromisso de dirigentes, cooperados, gestores e força de trabalho com ações de afirmação das mulheres dentro do ambiente cooperativista.


Fonte: Sistema Oceb e Sistema OCB/DF com adaptações da MundoCoop

ANTERIOR

Ministério da Fazenda analisa impactos das novas regras de tributação no setor de cooperativas

PRÓXIMA

Reforma Tributária: uma reforma de negócios – Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Lideranças reforçam papel estratégico da educação para o futuro cooperativo
ACONTECE NO SETOR

Lideranças reforçam papel estratégico da educação para o futuro cooperativo

10 de outubro de 2025
coopsparty2
ACONTECE NO SETOR

Projeto de Lei busca incluir CoopsParty no calendário oficial de eventos em Goiás

9 de outubro de 2025
Reunião defende políticas que ampliem acesso a recursos públicos pelas cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Reunião defende políticas que ampliem acesso a recursos públicos pelas cooperativas

9 de outubro de 2025
Comitês se unem para debater inclusão e diversidade para futuro mais justo nas cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Comitês se unem para debater inclusão e diversidade para futuro mais justo nas cooperativas

8 de outubro de 2025
Cooperativismo de Mato Grosso cresce 20% e mira R$ 100 bi até 2027
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo de Mato Grosso cresce 20% e mira R$ 100 bi até 2027

7 de outubro de 2025
Lideranças do cooperativismo sulista reforçam união em encontro estratégico
ACONTECE NO SETOR

Lideranças do cooperativismo sulista reforçam união em encontro estratégico

7 de outubro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Imersão apresenta o papel do jornalismo na expansão do cooperativismo
DESTAQUES

Imersão jornalística reforça conexões entre comunicação e cooperativismo

10 de outubro de 2025
Lideranças reforçam papel estratégico da educação para o futuro cooperativo
ACONTECE NO SETOR

Lideranças reforçam papel estratégico da educação para o futuro cooperativo

10 de outubro de 2025
“Microshifting”: a nova fronteira da flexibilidade no trabalho — e seus riscos ocultos
GESTÃO & NEGÓCIOS

“Microshifting”: a nova fronteira da flexibilidade no trabalho — e seus riscos ocultos

10 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.