De acordo com os dados divulgados no anuário das cooperativas, só em 2021 o Brasil encerrou o ano somando 4.880 cooperativas, que juntas reúnem cerca de 18,8 milhões de cooperados. Além disso, o cooperativismo gerou no país neste último ano 490 mil empregos e somou mais de R$ 700 bilhões em ativos totais. Os números mostram a força do sistema cooperativista e o quanto este modelo de atuação vem sendo inserido dentro de vários setores e atraindo cada vez mais adeptos dos mais variados perfis.
Sendo uma das principais cooperativas financeiras brasileiras, com 27 anos de atuação, a Cresol atenta a esta movimentação lança sua terceira campanha do ano evidenciando este cenário. Com o título “Cooperar é simples” a campanha que estreia nesta terça-feira (16) será veiculada nacionalmente, contando com três vídeos de 30 segundos na versão para televisão, além de variações deles em versões de 6 e 15 segundos que serão exibidos nas redes sociais (YouTube e Instagram).
Trata-se de mais uma produção da área de comunicação da Cresol em parceria com a agência de publicidade paranaense Idéxis, a mesma responsável pelas campanhas que tiveram como gancho o Esporte e o Agronegócio, que a Cresol já lançou este ano. Na campanha “Cooperar é simples”, em um dos vídeos a cena se passa em uma padaria onde o dono do local conversa com uma cliente, enquanto passa as compras dela, já na segunda peça o cenário é uma casa, onde uma jovem interage com a sua assistente virtual, enquanto o terceiro vídeo exibe a cena de uma videochamada entre avó e neto.
“Assim como toda a nossa prestação de serviço tem como foco principal o cooperado, na comunicação não poderia ser diferente. Todas as nossas campanhas publicitárias são pensadas para conversar direto com eles, buscamos retratar cenas simples do cotidiano, que fazem parte da nossa rotina, seja nos ambientes mais rurais, ou nos urbanos. Porque é exatamente desta forma que a Cresol quer ser vista, não é simplesmente como uma instituição financeira, onde a relação se restringe apenas a questões monetárias, queremos ser vistos como parceiros, alguém que vai apostar nos seus projetos pessoais e profissionais, junto com você”, explica o vice-presidente da Cresol Adriano Michelon.
De modo geral os três vídeos mostram diálogos onde um dos personagens está “descobrindo” como funciona uma cooperativa e as vantagens que ela pode oferecer, enquanto a outra parte tenta explicar o quanto é simples aderir ao cooperativismo. Todas as cenas têm uma parte do diálogo em comum, onde é dita a frase: “Sim, é simples. A Cresol tem tudo isso. Lá ganhar é para todos”. Além disso, contam com o diálogo final onde uma das partes pergunta: “E se eu quiser cooperar” e recebe prontamente a resposta: “É simples. Vem junto”.
Para o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, a campanha além de ser lançada em um momento oportuno, ajuda a demonstrar o quanto o modelo cooperativista pode contemplar públicos diversos.
“Nós acabamos de passar pelo mês do cooperativismo onde através de diversas ações foi possível notar o quanto este modelo de negócio vem ganhando forças ano após ano. Além disso, não só os números divulgados pelo anuário do sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), como os próprios números da Cresol que no último ano contou com um crescimento de 30% e segue tendo sua carteira de cooperados cada vez maior e mais diversificada, com abertura de novas agências, atingindo praças novas, mostram o quanto o cooperativismo ainda tem espaço para crescer no Brasil. E essa nova campanha vem para sintetizar o que é o cooperativismo, mostrando o quanto ele pode ser aplicado em diversos cenários e trazendo benefícios para perfis diferentes”.
Confira os vídeos da campanha:
É atitude. É simples. Vem junto, Cresol!
Ganhar é para todos. Vem junto!
Quer cooperar? É simples, vem junto!
Fonte: Cresol
Discussão sobre post