Membros dos comitês nacionais de mulheres (Elas pelo Coop) e de jovens (Geração C), participaram, nesta quinta-feira (01), do workshop Inclusão, Diversidade e Equidade – uma liderança transformadora promovido pelo Sistema OCB. O evento faz parte da pauta ESG da entidade e foi pensado com o objetivo de implementar estratégias práticas e efetivas que despertem a conscientização e, também, capacitem os participantes sobre a importância e os benefícios concretos de atuar com essas temáticas.
Para os participantes, o workshop proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências e o desenvolvimento de um plano de ação que fortaleça a equidade no ambiente cooperativista. As discussões foram enriquecidas por dinâmicas interativas, que permitiram o compartilhamento de perspectivas pessoais e profissionais.
Gisele Gomes, CEO da Parônima, uma consultoria especializada em Culturas Inclusivas, Equidade e Diversidade nas Organizações foi a responsável pela condução das atividades. Durante as dinâmicas, os participantes discutiram a importância da empatia no ambiente corporativo e como a diversidade pode influenciar positivamente na performance e na criatividade, além de explorar temas de sustentabilidade e desenvolvimento responsável. Foram abordadas questões relacionadas à raças, gêneros e orientação sexual, com destaque para a importância do pertencimento no ambiente de trabalho.
Para Gisele, a agenda de inclusão, diversidade e equidade é um imperativo ético, moral e mercadológico que precisa ser trabalhado em todas as cooperativas, uma vez que elas se diferenciam como entidades abertas para todas as pessoas.. “A inclusão vai além da legislação e demanda ações concretas para criar um ambiente verdadeiramente abrangente e integrado”, afirmou.
Luzi Vergani, coordenadora-geral do comitê nacional Elas pelo Coop, ressaltou a importância da tarde de aprendizados. “A jornada que temos pela frente, para incluir pessoas e praticar a diversidade, é muito importante”, disse. Já Dorinha Madeira, que também faz parte do comitê, destacou a necessidade de internalizar os conceitos absorvidos durante o workshop, no cotidiano. “Nós, como agentes do cooperativismo, precisamos ter esses conceitos inseridos no nosso contexto de vida, de trabalho e de propósito”.
Alana Adinaele, coordenadora do Geração C, por sua vez, considerou a experiência enriquecedora. “Fiquei especialmente reflexiva sobre como a inclusão verdadeira vai além do ingresso nas cooperativas”. Segundo ela, os dados apresentados refletem que ao adotarem práticas inclusivas, as coops também atraem talentos diversificados e possuem melhores desempenhos econômicos e sociais. “Saí do evento inspirada e motivada a aplicar essas abordagens na minha atuação profissional, convencida de que a diversidade é um dos pilares fundamentais para o sucesso sustentável das cooperativas”, declarou.
Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas , Débora Ingrisano, enfatizou a importância de as OCEs implementarem a iniciativa. “Essa temática abarca pilares fundamentais para o crescimento sustentável do cooperativismo. O workshop oferece ferramentas práticas e eficazes para capacitar nossos líderes e promover um ambiente mais diverso, para que possamos fortalecer ainda mais a nossa rede de cooperação e inovação”
Divani Ferreira, analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, destacou a importância do engajamento contínuo para que as práticas discutidas no workshop sejam efetivas. “Estamos no início de um processo que demanda paixão pelo tema e um compromisso por parte dos comitês. Precisamos incorporar esses valores em todas as nossas ações, para garantir que cada cooperativa seja um espaço onde todos possam pertencer e prosperar. A transformação não acontece da noite para o dia, mas com dedicação e perseverança, podemos criar um ambiente mais justo e inclusivo para todos”, declarou.
Além do workshop nacional, o Sistema OCB também apoia as Organizações Estaduais e suas cooperativas para a realização de eventos locais. Para agendar, basta entrar em contato com a entidade e se comprometer com a organização e custeio da logística do evento, incluindo o convite para as cooperativas. As despesas da consultoria são custeadas pela unidade nacional
Para os interessados, também está disponível o Guia Prático de Implantação de Estratégias em Inclusão, Diversidade e Equidade, que visa estimular a inclusão e valorização de pessoas (cooperados e empregados) diversas, com pluralidade de ideias, personalidades e vivências, de forma respeitosa e equânime. A publicação apresenta conceitos e sugestões, modelo de política e estudos de casos.
Fonte: Sistema OCB