Celebrando 30 anos no cooperativismo de crédito em 2025, a Cresol desenvolveu diversas ações nas comunidades onde atua. Um exemplo desse compromisso é o Fundo Social, cujos projetos impactaram mais de 1 milhão de pessoas ao longo do ano.
No último ano, a cooperativa destinou mais de R$ 11 milhões, totalizando 1.531 entidades sociais beneficiadas. Esses recursos são fundamentais para fortalecer as ações desenvolvidas por essas entidades nas comunidades onde a cooperativa está presente.
Ações que o Fundo Social apoia
O Fundo Social apoia ações desenvolvidas por entidades com foco na educação, cultura, saúde, meio ambiente, inclusão social e financeira e esporte inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.
Uma das iniciativas apoiadas é o trabalho da Associação do Corpo de Bombeiros de Lauro Muller (SC), com o programa Golfinho, que reúne crianças com objetivo de ensinar de forma prática e teórica os cuidados essenciais para prevenção e segurança em ambientes aquáticos.
Outra ação que gera desenvolvimento é o Projeto Ecos, Ecologia e Saúde Vivenciando a Horta Escolar, em São João do Sul (SC), uma iniciativa que visa integrar natureza e aprendizado no ambiente escolar. O recurso foi utilizado para a aquisição de materiais e ferramentas para a implantação da horta.
Desenvolvimento das comunidades
O Fundo Social é um instrumento financeiro destinado a apoiar projetos de interesse coletivo, alinhados aos princípios cooperativistas e ao desenvolvimento sustentável das comunidades. Sua regulamentação está prevista na legislação cooperativista e em normativas específicas do Banco Central do Brasil.
“Investir em entidades que desempenham um papel importante nas comunidades reforça os princípios do cooperativismo e o compromisso da Cresol com o desenvolvimento social e sustentável. É um orgulho saber que contribuímos diretamente para melhorar a vida de mais de um milhão de pessoas através dos projetos do Fundo Social”, afirmou Alzimiro Thomé, presidente do Cresol Instituto.












