Santa Catarina ganhou destaque no Prêmio ABDE-BID de Artigos de Desenvolvimento. O pesquisador catarinense Arthur Federico Lerner, conquistou o segundo lugar na Categoria 3 “Sistema OCB: desenvolvimento e cooperativismo de crédito”. O reconhecimento nacional foi obtido com o artigo “Mulheres, tempo de mandato e desempenho: dinâmicas de lideranças em cooperativas de crédito brasileiras”. A entrega da premiação ocorre nesta terça-feira, 02, em Brasília.
“Eu sempre tive mais afinidade com análise de dados, métodos quantitativos e modelos econométricos. Então nós pensamos em juntar essa vocação com o tema atual de governança e diversidade. A resposta encontrada é que sim, as cooperativas com liderança mais equilibrada entre homens e mulheres tendem a ser mais eficientes no uso dos seus recursos, ou seja, conseguem transformar melhor os ativos em resultados. Em termos práticos, isso significa gestões mais cuidadosas, decisões mais bem discutidas e uma visão mais ampla das necessidades dos associados”, ressalta Lerner.
O estudo premiado investiga a relação entre diversidade de gênero, tempo de mandato e desempenho nas cooperativas de crédito. Com abordagem estatística rigorosa, os pesquisadores analisaram dados de mais de 1.200 cooperativas ao longo de vários anos, combinando informações do Banco Central, bases estatutárias e registros do IBGE. O artigo foi desenvolvido em coautoria com o professor Leonardo Flach, orientador de Lerner no doutorado em Contabilidade, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Os resultados do estudo apontam que cooperativas com maior equilíbrio entre homens e mulheres em cargos estratégicos tendem a apresentar maior eficiência na utilização de recursos, transformando ativos em resultados de maneira mais consistente.
“Quando as cooperativas de crédito colocam mais mulheres em posições de liderança nos conselhos de administração e nas diretorias executivas, isso aparece no desempenho das cooperativas. Outro ponto importante é o tempo de mandato dos conselheiros e diretores, a pesquisa mostra que quando o conselho tem uma combinação saudável de experiência e renovação, mandatos nem muito curtos e nem muito longos, os ganhos trazidos pela diversidade de gênero ficam ainda mais fortes”, afirma Lerner.
Fonte: SIstema Ocesc com adaptações da MundoCoop












