Mais de 80 pessoas, entre comunicadores e dirigentes de 40 cooperativas do Estado, participaram, na última terça-feira (25), do Workshop Comunicação & Propósito, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (SESCOOP/AL).
Para iniciar o evento, que ocorreu em Maceió, a assessora de Marketing e Comunicação do SESCOOP/AL, Sabrina Scanoni, fez uma apresentação sobre a Rede Comunica Coop AL – espaço criado pela Unidade Nacional para conectar comunicadores de Cooperativas de todo Brasil. O evento foi o primeiro encontro presencial da rede. O Comitê de Comunicadores de Cooperativas Alagoanas, formado por 14 pessoas e coordenado pelo SESCOOP/AL, também foi apresentado.
Logo depois, a gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a campanha SomosCoop 2026, para que a comunicação esteja alinhada entre todas as coops alagoanas. Ao final da apresentação foram distribuídos exemplares do livro: “Comunicação e Marketing no Cooperativismo”, organizado pelo Sistema OCB.

No horário da manhã, o debate foi focado em comunicação cooperativista. O evento contou com a participação de Luís Cláudio Silva, sócio-diretor da plataforma MundoCoop e especialista em comunicação cooperativista; Marcelo Vieira Martins, influenciador coop, CEO da Unicred União e autor do livro “Coopland – Passaporte para o Sucesso”, Mauro Wedekin, diretor da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Alagoas, além de Samara Araujo.
Todos eles participaram do painel “O Poder da Comunicação para um Futuro Mais Visível no Coop”, onde discutiram junto aos participantes sobre estratégias para fortalecer a identidade cooperativista por meio de uma comunicação mais humana, intencional e alinhada aos princípios do movimento, além de terem a chance de aprender mais sobre como tornar esta comunicação mais eficaz e atraente para os veículos de comunicação e em todas as plataformas, dando visibilidade ao setor.
“O caminho é falar o que é verdadeiro, usar o que é legítimo na cooperativa de cada um, valorizar o ouro que se tem. Tem muita cooperativa que tem qualidade, muita história bonita e verdadeira, mas que precisa ser evidenciada. E é nisso, que precisamos focar nas diversas plataformas, nos diversos meios que temos como potencial”, afirmou Samara.
“Quando falamos de comunicação, propósito e cooperativismo, falamos de algo muito maior do que técnicas, métricas ou estratégias. Falamos de gente. De histórias. De transformação. E poder trazer esse diálogo justamente para comunicadores alagoanos tem um significado especial porque eles traduzem o propósito em narrativa, transformam valores em pertencimento e mostram para a sociedade que cooperar é mais do que um modelo econômico é um modelo de vida”, contou Luís Cláudio.
O diretor da MundoCoop ainda acrescentou que alagoas tem um papel estratégico no desenvolvimento do cooperativismo brasileiro e expressou sua felicidade em participar da troca de experiências para, juntos, fortalecere um cooperativismo mais visível, mais relevante e mais conectado com as pessoas que ele serve.
Na sequência, Marcelo Vieira Martins falou sobre como influenciar com propósito e os desafios para o cooperativismo. Com uma abordagem didática e inspiradora, Marcelo provocou os participantes a enxergar a comunicação como ferramenta essencial para expressar o verdadeiro significado do cooperativismo. Logo após a palestra, os participantes ganharam livros de autoria dele.
“As cooperativas devem se posicionar com coerência, criando narrativas que reforcem seu papel transformador e aproximem a sociedade dos valores cooperativistas. Precisamos fortalecer essa comunicação institucional do cooperativismo para fortalecer a comunicação da nossa cooperativa”, destacou Marcelo.
No horário da tarde, ocorreu a oficina: IA na Comunicação para Impulsionar os Negócios da Coop, com Raphael Falcão, influenciador da Meta e consultor de Marketing com mais de 2 mil empresas atendidas e 20 mil alunos em 40 países.
“O evento foi um espaço de troca, aprendizado e construção coletiva. Foi essencial para que pudéssemos refletir sobre a importância da comunicação como um pilar estratégico para ampliar presença, gerar confiança e estimular o crescimento da presença de pautas cooperativistas em espaços de visibilidade”, disse Milena Monteiro, comunicadora da SICOOB LESTE.
“O workshop também foi uma oportunidade de conhecer frente a frente quem atua nas cooperativas, nos aproximarmos e nos unirmos em um só propósito, mas também foi o momento de nos atentarmos para o uso das atuais ferramentas de IA, por exemplo, como potencializadores da nossa comunicação. A ideia é fazer com que a comunicação cooperativista se conecte com a estratégia, a cultura organizacional e o propósito, aliada à inovação e tecnologias, para ampliar o impacto do protagonismo das cooperativas na sociedade”, concluiu o superintendente do SESCOOP/AL, Adalberon Sá Júnior.
Por Redação MundoCoop












