A Cooperativa Agrária, de Guarapuava (PR), será a primeira a produzir maltes especiais no Brasil em escala industrial. Hoje, o insumo é 100% importado. A Agrária e a Ireks do Brasil anunciaram, nesta terça-feira (11/11), investimento de R$ 1,1 bilhão na unidade industrial da cooperativa. Os recursos serão aplicados na construção de duas novas plantas, além da modernização da maltaria já instalada no local.
O protocolo de intenções foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente da Agrária, Adam Stemmer. O empreendimento foi incluído no programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo.
O investimento no complexo da Agrária Malte vai possibilitar a produção de maltes caramelizados e torrados. As obras devem começar ainda este ano e a previsão é que sejam concluídas em 2028. O pacote de investimentos inclui um novo plano diretor para a unidade, a instalação de um novo Centro de Análises Laboratoriais e de um Centro Logístico Integrado.
Indústria 4.0
A primeira linha de produção de malte, em atividade desde a década de 1980, também passará por revitalização e modernização em todos os seus fluxos, trazendo mais automação às etapas do processo produtivo. As mudanças que serão realizadas na maltaria, segundo o anúncio desta terça, seguem o conceito de indústria 4.0, o que tornará a atividade da cooperativa ainda mais confiável.
“A aplicação de tecnologia em processos de inovação, com foco em sustentabilidade, é fundamental para o desenvolvimento da agroindústria”, afirmou Stemmer. “Acreditamos que esse é o melhor caminho para garantirmos a perenidade dos nossos negócios, com capacidade para superar os desafios e identificar oportunidades no mercado”, disse.
O diretor da Agrária explicou que a tecnologia que será implementada na indústria vem da sede mundial da Ireks, na Alemanha, que já produz maltes especiais. “Fazer maltes torrados e caramelizados era um sonho antigo, já que todo volume consumido no Brasil é importado. Vamos ter o suporte da Ireks da Alemanha, com transferência de tecnologia para a Agrária, e com isso vamos partir para um alto nível de produção”, ressaltou.
A Ireks do Brasil atua no setor de desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para panificação e confeitaria, incluindo malte. A empresa também está instalada em Guarapuava.
Fonte: Globo Rural com adaptações da MundoCoop












