O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) divulgou na terça-feira seu Relatório Estatístico de 2024, que mostra ganhos modestos tanto no número de membros quanto nos ativos das cooperativas de crédito e apresenta o conjunto de dados mais abrangente da história da publicação anual — com estatísticas sobre tudo, desde dados demográficos até supervisão regulatória.
Em 31 de dezembro de 2024, havia 412.681.905 membros de 67.137 cooperativas de crédito que detinham mais de US$ 3,8 trilhões em ativos totais em 101 países.
Os totais representam aumentos de apenas 0,4% no número de membros e 2% nos ativos em relação ao ano anterior, com uma queda significativa de 10% no número de cooperativas de crédito em todo o mundo.
Thomas Belekevich, diretor de serviços aos membros da WOCCU, que pesquisou os membros e reuniu os dados para o relatório deste ano, adverte que, embora os números possam sugerir um crescimento limitado, eles não mostram o quadro completo por si só.
“O que estamos vendo é menos um teto e mais um reflexo de como estamos melhorando nossa coleta de dados”, disse Belekevich. “Ao longo dos anos, a WOCCU tem dado maior ênfase ao aprimoramento de nossa metodologia para garantir que os números que publicamos sejam verificáveis e consistentes entre os países. Isso significa que temos sido mais rigorosos na identificação de fontes de dados confiáveis e, às vezes, isso significa deixar de fora números que não podem ser comprovados.”
Essa metodologia mais rigorosa faz parte de uma nova Iniciativa Global de Dados liderada pela WOCCU, em coordenação com a TruStage e a Confederação Africana de Associações Cooperativas de Poupança e Crédito (ACCOSCA).
“Estamos realmente muito satisfeitos com esta colaboração significativa e propositada. A equipe da TruStage tem sido excelente na implementação de ideias, e agradecemos profundamente a energia e o empenho de todas as partes”, disse George Ombado, Diretor Executivo da ACCOSCA.
Um conjunto de dados ampliado para 2024
Para fornecer uma visão estatística mais completa do nosso movimento global, a WOCCU ampliou sua pesquisa para 2024 para também coletar dados sobre cooperativas de crédito:
- tendências globais.
- demografia.
- supervisão regulatória.
- prioridades estratégicas.
- preocupações com riscos.
Uma grande tendência global que tem se mantido nos últimos anos é a consolidação das cooperativas de crédito, com fusões e aquisições reduzindo o número de cooperativas de crédito para menos de 70.000 em todo o mundo pela primeira vez desde 2016.
Juntamente com informações demográficas sobre jovens e mulheres em cooperativas de crédito, o Relatório Estatístico de 2024 também apresenta dados sobre a adesão a cooperativas de crédito por nível de renda e segmentos da força de trabalho — mostrando que profissionais liberais e autônomos são mais propensos a serem membros de cooperativas de crédito do que trabalhadores não qualificados.
Outros dados dignos de nota do relatório deste ano mostram que:
Apenas 14% dos inquiridos em todos os países indicaram que as suas cooperativas de crédito são reguladas por uma autoridade de supervisão específica para cooperativas de crédito.
A regulamentação é citada como o maior risco e a reforma regulatória como a principal prioridade estratégica em todo o mundo.
40% dos sistemas de cooperativas de crédito não estão cobertos por qualquer tipo de sistema de garantia de depósitos.
O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito divulga dados com base nas respostas dos países à sua pesquisa anual e não faz estimativas para os países que não respondem.
O Relatório Estatístico fornece os dados mais abrangentes disponíveis sobre o movimento global das cooperativas de crédito e é amplamente citado por governos, instituições internacionais e analistas como uma fonte especializada.
Fonte: Woccu