Belo Horizonte vai ganhar um Centro Cultural do Cooperativismo Mineiro, dedicado à história e ao futuro do setor, responsável por 14,9% do PIB de Minas Gerais. A inauguração está prevista para o próximo ano, no Complexo do Cooperativismo Mineiro, um conjunto de três prédios localizado no bairro Santa Efigênia, na região Leste da capital mineira.
O centro será um ponto de referência nacional e internacional na preservação da história cooperativista, reunindo educação, cultura e memória em um único espaço. O acervo contará com documentos raros, como a ata da primeira cooperativa do Brasil, a Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, fundada em outubro de 1889.
Haverá também peças internacionais, cedidas pelo Museu de Rochdale, berço do cooperativismo, incluindo um vestido do século XIX usado por uma trabalhadora da primeira cooperativa do mundo.
“Estamos construindo um espaço vivo de memória e aprendizado, que permitirá ao povo mineiro conhecer a trajetória do cooperativismo, setor essencial para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, do Brasil e do mundo”, disse Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.
Fonte: Portal O Tempo