Um grupo de cooperativas agrícolas dos EUA uniu forças em “uma iniciativa ousada que visa aproveitar a força do modelo cooperativo para acelerar a descoberta, o investimento e a adoção de tecnologias inovadoras para dar suporte aos agricultores, seus negócios e suas comunidades”.
Os participantes do projeto Argue Growth Partners incluem a Land O’Lakes, sediada em Minnesota, uma das principais empresas dos setores cooperativo e de laticínios dos EUA, juntamente com a Keystone Cooperative (Indiana), Central Valley Ag (Nebraska), Farmers Cooperative – Dorchester (Nebraska), Farmward Cooperative (Minnesota), Alabama Farmers Cooperative e GreenPoint Ag (Alabama).
A AgRogue Growth Partners será gerenciada pela Radicle Growth, uma empresa líder em investimentos em tecnologia agrícola, que terá a tarefa de ajudar a identificar e avaliar startups de ponta no mundo todo.
Ao anunciar a parceria , a Land O’Lakes alertou que as recentes inovações de ponta em tecnologia agrícola encontraram “resistência na fazenda”, o que significa que não conseguem atingir seu potencial.
Destacando a “longa história” em seu próprio sistema cooperativo de promoção da adoção de tecnologia, a Land O’Lakes disse que a coalizão de proprietários de varejistas investirá até US$ 7 milhões em cada uma das 10 a 15 empresas focadas em melhorar insumos agrícolas, dados agrícolas, processos da cadeia de suprimentos, modelos de negócios e muito mais.
“Acreditamos que a chave para impulsionar a adoção de tecnologias agrícolas modernas reside na parceria e na confiança entre varejistas e produtores”, disse Jason Trusley, vice-presidente sênior e diretor de estratégia da Land O’Lakes.
“Esta plataforma representa uma estratégia focada que se baseia na força do modelo cooperativo da Land O’Lakes e em nossos proprietários de varejo para ajudar a Radicle Growth a encontrar, financiar e escalar novas inovações para ajudar a garantir que nosso sistema permaneça na vanguarda da tecnologia agrícola e que a agricultura dos EUA permaneça competitiva no cenário global.”
Land O’Lakes disse que a AgRogue irá: investir e escalar tecnologias inovadoras, modelos de negócios e sistemas que impulsionem o impacto na fazenda; reunir recursos — incluindo capital, talentos e insights de mercado — para acessar inovações agrícolas proprietárias além dos canais tradicionais; e acelerar a adoção antecipada aproveitando os relacionamentos locais confiáveis entre varejistas e agricultores participantes.
A cooperativa acrescenta que o lançamento ocorre em um “momento crucial para a agricultura dos EUA”, com a renda agrícola líquida dos produtores agrícolas permanecendo persistentemente baixa, enquanto o financiamento público para pesquisa agrícola caiu para os níveis da década de 1970. Ao mesmo tempo, concorrentes globais como a China aumentaram drasticamente seus investimentos, alerta.
“Neste momento, estamos vendo uma onda de inovação necessária estagnar antes de chegar à porteira da fazenda – muitas vezes sem a confiança local e a infraestrutura necessárias para o sucesso”, disse Brett Bruggeman, diretor de operações e vice-presidente executivo de agronegócios da Land O’Lakes. “Como uma das maiores cooperativas de agricultores e varejistas dos EUA, sabemos que nossos proprietários de varejo estão em uma posição única para preencher essa lacuna e levar inovação comprovada às mãos dos agricultores com mais rapidez.”
“A AgRogue Growth Partners representa um novo e empolgante capítulo na inovação agrícola, impulsionado pelo compromisso com o sucesso do agricultor”, disse Kevin Still, presidente e CEO da Keystone. “Ao unir nossas forças, nos concentraremos em criar novas oportunidades para que os agricultores prosperem, fornecendo-lhes novas ferramentas e recursos necessários para superar os desafios do setor e cultivar um suprimento alimentar mais confiável e abundante.”
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop