O Sicredi Planalto Central anunciou, nesta semana, a divulgação dos projetos contemplados pelo Fundo Social 2025. Ao todo, 36 iniciativas foram aprovadas e receberão apoio financeiro para fortalecer ações que promovam impacto positivo nas comunidades. Os recursos, que somam R$ 129.996,63, beneficiarão projetos distribuídos nos Estados de Goiás, Bahia, Distrito Federal e Minas Gerais.
O Fundo Social do Sicredi é uma iniciativa que reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento das comunidades onde atua, alinhando os princípios do cooperativismo ao interesse pela comunidade. Por meio dele, a cooperativa destina parte dos resultados financeiros do exercício anterior para apoiar projetos sociais de interesse coletivo que são promovidos por entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas. Esses projetos devem gerar impacto social mensurável e estão ligados a causas como educação, cultura, esporte, saúde, segurança, meio ambiente e inclusão social.

Os projetos devem gerar impacto social mensurável e estão ligados a causas como educação, cultura, esporte, saúde, segurança, meio ambiente e inclusão social. “O Fundo Social é um exemplo concreto de como o cooperativismo transforma vidas. Mais do que apoiar financeiramente, nós fortalecemos um ciclo virtuoso: os associados investem na Cooperativa e a Cooperativa devolve parte disso para a comunidade e para os próprios associados. Ver o alcance dos projetos contemplados este ano, em diferentes áreas e localidades, nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso em estar próximos das pessoas, promovendo desenvolvimento sustentável”, afirma Carmo Spies, presidente do Sicredi Planalto Central.
Conheça os projetos
Na educação, estão iniciativas como Soneca Encantada (CEI São Francisco de Assis), Decoração Pedagógica (Caixa Escolar Ozias Mota Fernandes), Sala TV Pedagógica (Escola Municipal Virginio Vaz da Costa), Fanfarra Escolar Jorcimar Fernandes (Conselho Escolar Helena Nasser) e Modernizando Nossa Escola (Obras Sociais da Sociedade Espírita Bittencourt Sampaio).
No campo da cultura e inclusão social, destacam-se a Banda Marcial Municipal Som da Alegria (Igreja de Deus no Brasil), Mundo Mágico do Recreio (Associação local), Cantinho da Criança (Mitra Diocesana de Bom Jesus da Lapa), Espaço de Convivência (Recicle a Vida – Cooperativa de Trabalho de Catadores), Espaço Esportivo Campo Poeirão (Associação comunitária), Natal Solidário (Associação Fé em Ação), Casa da Mãe Gestante (Associação Casa da Mãe Gestante) e Bem-Estar (APAE).
Entre os projetos esportivos, estão Basquete (Sociedade Esportiva Viper), Capoeira JK e Comunidade (Associação comunitária), Esporte nos Bairros (APCTE Amarelo), Futebol Solidário (Associação comunitária), Futuro em Campo (Associação esportiva), III Super Liga de Futsal Feminino e Vila Americana em Ação (Vila América Esporte Clube).
Na área de saúde e bem-estar, o Fundo Social apoiará o Bombeiro Mirim (Associação local), Consultório Dentário (Grupo Científico Ramatís Casa da Pantera), Horta Suspensa (Casa do Candango Lar São José) e a aquisição de Cadeiras Multifuncionais para Pessoas com Mobilidade Reduzida (Lar dos Idosos).
Também recebem incentivo projetos de formação profissional e geração de renda, como Cursos Profissionalizantes (Instituto Social Maria do Monte), Corte e Costura Dona Cota (Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS) e Projeto Serigrafia (Comunidade Terapêutica Mente Aberta – Núcleo de Valorização do Ser).
Na causa animal e ambiental, o Fundo Social apoiará o Projeto Adoção Patinhas (APAP) e Ajuda Pet (Associação dos Protetores Unidos pelos Animais).
Por fim, o apoio também contempla iniciativas de infraestrutura e lazer comunitário, como Parquinho Infantil (Conselho Escolar de Olho o Futuro), Parquinho dos Sonhos (Caracol Ltda.), Bancos para Cuidar e Descansar (Associação comunitária) e Cantinho da Diversão (Associação São Vicente de Paulo).
Fonte: Sistema OCB/GO com adaptações da MundoCoop