O movimento cooperativista brasileiro marca presença no Fórum Internacional “Nós, a Juventude” (IFWY), promovido pelo Instituto de Pesquisa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (UNRISD), com apoio do Sistema OCB e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp). O evento, parte do Ano Internacional das Cooperativas, reúne jovens de 18 a 35 anos para debater pautas como desenvolvimento sustentável, inclusão e inovação social.
Etapas do fórum
- Diálogos Regionais (jun–set 2025): participam jovens das Américas.
- Conferência Global (outubro): em Seul (Coreia do Sul).
- Embaixadores juvenis: selecionados para representar o cooperativismo em eventos como COP30 e cúpulas da ONU.
Contexto e objetivos
O tema “Nosso futuro sustentável: paz e cooperação” incentiva reflexões sobre os principais desafios do século XXI. O Brasil se destaca com o envolvimento de 50 jovens em propostas sobre justiça social, sustentabilidade, inclusão financeira e educação cooperativa, avaliadas por voto público e comitê técnico, com atenção à diversidade regional e de gênero, além de alinhamento aos ODS.
Representação brasileira
Doze selecionados representarão o país na etapa regional das Américas:
- Luiza Cascaes
- Thereza Silva
- Pedro Garcia
- Rodolfo Jordão
- Arthur Nery
- Eduardo Sampaio
- Yann Teixeira
- Larissa Lima de Souza
- Luísa Beatriz de Oli
- Marcio Caldo Moreira
- Nicol Manuela García
- Renato Zancan
Visão do Sistema OCB
Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, acredita no poder dos jovens e do Comitê Geração C para liderar mudanças sociais. Ele destacou que a experiência permitirá a troca de ideias e boas práticas do cooperativismo brasileiro, reforçando a importância da agenda jovem no setor.
Fonte: Sistema Ocergs com adaptações da MundoCoop