Com a expectativa da safra brasileira de amendoim 2024/2025 alcançar 1,093 milhões de toneladas de amendoim, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, apresenta aos agricultores uma nova versão da plantadeira Meridia 200, reconhecida pela excelência em plantabilidade, agora voltada para a cultura do grão.
A versão da plantadeira Meridia 200 foi desenvolvida para oferecer alto desempenho, precisão e simplicidade no plantio de culturas como o amendoim. Disponível com 6 linhas de operação, o modelo atende ao plantio direto e convencional, trazendo soluções adaptadas às exigências do campo.

“A versão da Meridia 200 voltada para a cultura do amendoim tem várias soluções diferenciadas que permitem elevado rendimento operacional, economia de insumos e combustível. Uma das suas características mais marcantes é estar pronta para transporte com 3,2 metros de largura somente erguendo o “cabeçalho”, obedecendo aos requisitos para o transporte em estradas de auto rodagem, além de proporcionar mais agilidade dentro da propriedade e nas estradas, aumentando o tempo disponível para o plantio”, explica o gerente de negócios em plantio da Jacto, Mauro Menão.
Inovação no amendoim
Os pequenos, médios e grandes agricultores da região de Tupã se destacam pela busca constante por inovações e tecnologias que aperfeiçoem o plantio e por abastecer aos mercados nacionais e internacionais. “Conheço os produtos da Jacto há bastante tempo e sempre acompanho a evolução dos equipamentos. Com essa versão da plantadeira Meridia 200, constatamos uma grande economia da semente no momento do plantio do amendoim por conta do controle linha a linha”, ressalta o agricultor Itamar David Bukvar.
O sistema de dosagem utiliza tecnologia a vácuo com dosadores Precision Planting assegura uniformidade, eliminação de pulsação e menor dano às sementes. Com sistema de transmissão elétrica, agricultura de precisão integrada que evita o embuchamento nos motores, a Meridia 200 proporciona controle de taxa variável, corte automático linha a linha para sementes e controle de duas seções para fertilizantes.
A Meridia 200 também se destaca pela aplicação de soluções técnicas como disco de corte de 22” (liso ou turbo), suporte unilateral e sistema de compensação de desgaste, além de sulcadores de fertilizantes com haste fixa ou discos desencontrados.
A versão da plantadeira conta com sistema de agricultura de precisão de fábrica ou adaptada em máquinas já comercializadas. O monitor de 10” da linha OTMIS, oferece interface intuitiva, botões configuráveis e monitoramento completo de sementes linha a linha, com mapas integrados e telemetria Jacto embarcada. “O que a gente percebe é que a Jacto não está com a gente apenas para vender máquinas, mas sim atender às necessidades do produtor, melhorar a qualidade constantemente e manter os equipamentos sempre atualizados. E é isso que constatamos com o modelo da plantadeira”, finaliza Itamar.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 124