No ano em que a força e poder transformador do cooperativismo é reconhecido e celebrado no mundo inteiro, o Sicoob MaxiCrédito e a escola Agilberto Zandavalli, de Guatambu/SC dão mais uma demonstração de como a cooperação tem muito a contribuir com o desenvolvimento das comunidades. E que essa transformação pode começar dentro da escola. Na noite da sexta-feira (27/6), as instituições promoveram a Assembleia de Constituição da Cooperativa Mirim Coopervalli. O ato solene foi realizado sob os olhares orgulhosos dos professores, da Diretoria, representantes do Sicoob MaxiCrédito e também da comunidade escolar e imprensa.
A Coopervalli nasceu como uma ferramenta para somar ao processo de formação dos estudantes, com olhar voltado à educação cooperativista, e que tem como objeto de aprendizagem a produção de tijolos ecológicos. Antes de ser oficialmente constituída, os alunos participaram de atividades preparatórias onde foram abordados todos os aspectos que envolvem a constituição de uma cooperativa, como oficinas de gestão, participação voluntária, governança, finanças, marketing, gestão cooperativista entre outras, todas ministradas por profissionais do Sicoob MaxiCrédito junto com os professores da escola.

O objetivo é dar o protagonismo da condução aos alunos, fomentando o desenvolvimento, trabalho em equipe e a responsabilidade. Por isso, todas as etapas são conduzidas por eles, inclusive a assembleia que fez a constituição da cooperativa, na última sexta-feira (27). “Meu sonho é ser jornalista esportiva, e a cooperativa me ajudou a entender como me expressar melhor, trabalhar em equipe. A cooperativa vai ajudar muito, não só os alunos, mas a escola também”, conta a aluna, e integrante da Coopervalli, Larissa Calvi, que foi a presidente da sessão.
A presidente da Coopervalli, Isabelly Schmidt de Mello, reforça que além de ajudar no aprendizado em sala de aula, os ensinamentos da vivência e prática da Coopervalli serão levados para toda vida dos jovens. “Eu e meus colegas nos dedicamos muito para chegar até aqui. São muitos ensinamentos que vamos levar para a vida toda. Agora vamos arregaçar as mangas e botar a mão na massa”, destacou.
O analista de investimento social do Sicoob MaxiCrédito, Jian Frare, destaca que toda a jornada que levou à constituição da Cooperativa é muito valiosa na formação dos estudantes. “Eles passaram por um processo de formação cidadã e de conhecimento sobre gestão cooperativista. São conhecimentos que vão ultrapassar a sala de aula, promovendo vivências cooperativistas, trabalho em equipe e responsabilidade. E agora, com a constituição efetivada, deverão colocar em prática todo conhecimento que adquiriram. E nós, do Sicoob MaxiCrédito, estaremos sempre apoiando e orientando para que a cooperativa se fortaleça cada dia mais”.
A especialista em Cidadania e Sustentabilidade, Jucelita Almeida Neves, reforça que a Cooperativa Mirim é um excelente método para que os alunos entendam da dinâmica de funcionamento de um negócio e da sua gestão. “Mais do que gerir o negócio, é colocar os jovens para dentro de um modelo cooperativista. Assim, eles podem organizar sua gestão com base na participação voluntária de associados, na contribuição com a comunidade local e na distribuição do resultado que alcançarem”, destaca.
Um legado para o futuro
A Coopervalli é a primeira cooperativa mirim constituída pelo Sicoob MaxiCrédito. Um momento especial para a cooperativa, que completou 40 anos em 2024, e ainda mais especial por ser no ano Internacional das Cooperativas.
“É um sentimento de realização, de ver tudo o que queremos para a cooperativa se materializando. Representa uma semente sendo plantada com essas crianças e jovens, é a certeza da continuidade do cooperativismo. E ver esse brilho no olhar deles é o que nos move enquanto cooperativa. Ver esses jovens trabalhando juntos, levando educação, empreendedorismo e cooperação só nos reforça a certeza que o cooperativismo é a força de transformação que queremos. E nós, enquanto cooperativa com 40 anos, temos a obrigação de continuar investindo e apoiando”, afirma a Diretora Presidente Executiva do Sicoob MaxiCrédito, Adriana Grigol.
Após a assembleia, a cooperativa Coopervalli passa a ter sua própria diretoria e conselho de administração, organizado pelos próprios alunos, que debatem e votam as decisões que envolve a cooperativa. Eles também seguem com as vendas dos tijolos ecológicos produzidos pelos estudantes e também dos produtos da horta.