• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Apas Show 2025 evidencia impacto das cooperativas no varejo nacional

Mundo Coop POR Mundo Coop
11 de junho de 2025
DESTAQUES
Apas Show 2025 evidencia impacto das cooperativas no varejo nacional

Apas Show 2025 evidencia impacto das cooperativas no varejo nacional

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O impacto do cooperativismo no cotidiano da agricultura familiar e no fortalecimento da economia local ganhou destaque na Apas Show 2025, maior evento do setor supermercadista do mundo, realizada entre 12 e 15 de maio.

Reunindo 250 expositores representando 22 países, o evento impulsionou o segmento varejista a criar soluções para o mercado brasileiro e mundial, promovendo parcerias estratégicas, atraindo mais de 151 mil profissionais e alavancando mais de R$ 16 bilhões em negócios.

Carlos Correa, diretor-geral da Apas, ressaltou o volume de negócios gerado na 39ª e mais recente edição e o crescimento em relação aos anos anteriores. “Também atingimos a nossa expectativa de aumentar em 7,8% o valor de negócios gerados no circuito. Fechamos esta edição com uma movimentação de R$ 16,5 bilhões, atingindo a meta e reforçando a relevância do evento para o setor supermercadista”, contou Carlos Correa à Folha.

Compromisso cooperativista

Através do espaço SomosCoop, organizado pelo Sistema OCB, uma grande variedade de produtos produzidos por cooperativas brasileiras foi apresentada ao público. Na ocasião, o estímulo ao acesso das cooperativas a mercados de forma estruturada e sustentável foi defendido, estimulando também a intercooperação.

WhatsApp Image 2025 05 19 at 17.22.18 copiar

Em entrevista exclusiva à MundoCoop, Jean Fernandes, analista de negócios do Sistema OCB, detalhou os objetivos do Sistema no projeto responsável pela apresentação de 6 cooperativas na feira. O representante também destacou como o posicionamento estratégico dessas cooperativas influencia no fortalecimento das marcas dos compradores, oferecendo qualidade e rastreabilidade dos alimentos. “A iniciativa tem como propósito apoiar as cooperativas na melhoria de sua organização interna e no acesso estruturado e sustentável a novos mercados, por meio de ações de promoção comercial em feiras, rodadas de negócios e missões técnicas. A presença na Apas Show reforça a atuação sistêmica do cooperativismo, promovendo a intercooperação e ampliando a visibilidade do setor.”, afirmou.

Sobretudo, as ações direcionadas, principalmente, para o setor agropecuário brasileiro trabalham a construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e inclusivos, aponta Rodolfo Jordão, analista do Ramo Agro do Sistema OCB.

O especialista reforçou o papel transformador do cooperativismo agro, setor definido por ele como segmento de relevância produtiva e social. Além disso, Rodolfo destaca como as cooperativas exercem, de forma prática, o desenvolvimento das comunidades rurais. “É através das cooperativas e da capacidade de promoverem organização da cadeia produtiva, além do acesso à produtos e serviços que individualmente seriam inacessíveis aos cooperados que resultados como elevação de renda, uso eficiente dos recursos, distribuição de riqueza são gerados e por consequência suas comunidades se tornam menos desiguais, mais prosperas, preservadas e desenvolvidas, proporcionado ao meio e a comunidade o tão ambicionado estado de prosperidade como resultado do ciclo virtuoso do cooperativismo”, expressou.

Diversidade produtiva

Essa transformação social e econômica foi materializada na variedade de produtos apresentados no estande da organização. As cooperativas Coopernorte (PA), Santa Clara (RS), Vinícola Garibaldi (RS), Cooperja (SC), CooperRita (MG) e Nater Coop (ES)  demonstraram a capacidade produtiva das plantações cooperativistas brasileiras por meio de variados vinhos, cafés, queijos, doces de leite, derivados de milho, feijão e arroz.

Para a MundoCoop, Bazílio Carloto, presidente da Coopernorte, ressaltou o valor estratégico da participação na feira para o desenvolvimento dos negócios cooperativistas. “Eventos como este são vitrines estratégicas que rompem barreiras geográficas. Estamos apresentando nossos produtos a compradores de todo o país, mostrando que a produção cooperativista da Amazônia tem qualidade para competir em qualquer mercado. Mais do que vender, estamos construindo relações comerciais duradouras”, defendeu.

Manutenção do legado regional

Entre os destaques cooperativistas, a campanha Sabores e Saberes de São João, apresentada pela Coopernorte, revelou a atenção do projeto com a identidade e cultural local. A iniciativa de levar produtos tipicamente da região norte e nordeste do país desperta o interesse pela produção agrícola nas localidades.

01 copiar

Ingrid Assunção, coordenadora de Marketing da cooperativa, contou que a estratégia vai além da comercialização, ela entrega patrimônio cultural e estimula viabilidade econômica. “A campanha alia tradição e inovação ao destacar produtos típicos da cultura junina com apelo regional e identidade própria, ao mesmo tempo em que adota estratégias de mercado como design de embalagem, comunicação dirigida e inserção em pontos de venda estratégicos. Dessa forma, cria-se um elo entre o valor cultural do produto e sua competitividade no varejo moderno”

Perspectivas otimistas

O resgate da identidade regional, junto ao posicionamento estratégico das cooperativas, reforça as perspectivas positivas para o futuro do cooperativismo agropecuário. O setor tem se projetado como protagonista no estímulo de produções mais sustentáveis, o que resulta na ampliação da sua presença em mercados nacionais e internacionais.

Esse movimento de consolidação passa também pela qualificação contínua das cooperativas, aspecto que tem dado destaque para as inovações em governança, gestão e tecnologia. “A melhoria da organização interna e o posicionamento estratégico no mercado são elementos fundamentais para que as cooperativas conquistem espaço de forma estruturada e duradoura”, finalizou Jean.


Por João Victor, Redação MundoCoop

ANTERIOR

Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS: perguntas e respostas

PRÓXIMA

Comissão de Meio Ambiente aborda cooperativismo e agricultura familiar na COP 30 durante debate no Senado

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara
DESTAQUES

Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara

13 de junho de 2025
Papo Coop destaca impacto da educação corporativa no ambiente organizacional
DESTAQUES

Papo Coop destaca impacto da educação corporativa no ambiente organizacional

12 de junho de 2025
Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética
PANORAMA COOP

Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética

10 de junho de 2025
Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Democratização do conhecimento
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Democratização do conhecimento

9 de junho de 2025
BC define novo marco regulatório para alavancagem das cooperativas financeiras
DESTAQUES

BC define novo marco regulatório para alavancagem das cooperativas financeiras

9 de junho de 2025
Agenda Institucional 2025 traça futuro do cooperativismo brasileiro
BRASILCOOP

Agenda Institucional 2025 traça futuro do cooperativismo brasileiro

4 de junho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FGCoop realiza posse do novo Conselho de Administração para o mandato 2025-2028
CONTEÚDO DE MARCA

FGCoop realiza posse do novo Conselho de Administração para o mandato 2025-2028

13 de junho de 2025
Credifoz apresenta nova identidade visual e passa a destacar a marca Ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Credifoz apresenta nova identidade visual e passa a destacar a marca Ailos

13 de junho de 2025
Cooperativa financeira é case de destaque em livro de Philip Kotler, referência mundial em marketing
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira é case de destaque em livro de Philip Kotler, referência mundial em marketing

13 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.